General
Ferramenta inova a produção de tutoriais

Diante de uma crescente demanda por tutoriais e conteúdos educacionais na empresa, dois colegas da UniSerpro, Rafael Oliveira e Raquel Cordioli, tiveram uma ideia. Por que não criar uma ferramenta que promovesse a racionalização desse processo, contribuísse com a padronização do conteúdo e agilizasse a realização da tarefa? Eles visualizaram uma oportunidade de inovação e a ideia foi abraçada pela universidade, culminando com a construção do Demonstra, solução baseada em tecnologias livres para o desenvolvimento de helps de sistema, fluxogramas interativos, orientação para preenchimento de documentos e tutoriais diversos.
O Demonstra foi apresentado hoje, 29, por videoconferência para toda a empresa. Realizada por Rafael Oliveira, a apresentação faz parte do "Conhecendo Nossa Inovação". O evento é promovido pela Coordenação Estratégica de Ações Governamentais (Ceago), que programou uma série de palestras para apresentação de iniciativas e soluções inovadoras criadas pelo Serpro, seus resultados e impactos, seja com foco no cliente ou na melhoria do trabalho interno. A apresentação contou com diversos recursos multimídia, dentro do espírito do evento, em que as próprias apresentações devem ter um formato inovador.
De acordo com Rafael, o Demonstra foi responsável por um grande aumento da produtividade na área. Até 2009, a UniSerpro desenvolvia em média oito cursos a distância por ano. Com a melhoria contínua do processo de desenvolvimento de cursos e a criação do Demonstra, esse número foi aumentando progressivamente e chegou a 50 em 2013.
O tempo médio de produção de um tutorial passou de 40 horas para apenas oito, racionalizando os recursos da unidade e representando significativa redução no preço desse serviço prestado aos clientes. Hoje existe mais tempo para que a equipe se dedique a novas prospecções e pesquisas, que podem gerar outras melhorias no processo de desenvolvimento de soluções educacionais.
"Entre as vantagens do Demonstra, destaco a redução do tempo de produção e de manutenção dos objetos educacionais, o aumento da acessibilidade dos tutoriais produzidos, a facilidade de uso e a autonomia do usuário na construção do conteúdo final", enumera Rafael.
Solução livre
O
código-fonte da solução emprega linguagens amplamente utilizadas como
HTML, XML, PHP, JavaScript e jQuery, o que o torna uma ferramenta web
multiplataforma mais flexível. Ainda segundo Rafael, a proposta é
disponibilizar o Demonstra como software livre para a comunidade assim
que estiver finalizado. Para as próximas versões, outros recursos já
estão planejados, como criação de tutoriais com exercícios, edição do
projeto em modo colaborativo, temas customizados, novos efeitos e uso de
áudio e vídeo.
Acesse a página demonstra.serpro.gov.br para conhecer mais sobre o Demonstra, conhecer os cursos e tutoriais que utilizaram a solução, e também para saber como colaborar com o projeto.
Inovação é para se compartilharO evento "Conhecendo Nossa Inovação" possui 11 apresentações agendadas para 2014. Na próxima edição, os processos nos centros de dados vão estar em foco, a fim de mostrar como a implementação e o mapeamento de processos levou a uma otimização das tarefas executadas, a padronização de atividades técnicas e uma melhor gestão.
A palestra será no dia 12 de agosto e contará com transmissão por vídeo para todas as regionais e pelo Assiste. Os interessados podem participar enviando questões pela comunidade "Inovação" na rede social #você.serpro. Na comunidade qualquer empregado pode ainda interagir diretamente com os colegas que participaram da concepção, desenvolvimento e implantação das soluções.