General
Expresso V3 passa por últimos ajustes

Finalizada a implantação do Expresso Livre V3, em todas as regionais, é hora de fazer ajustes na nova versão da ferramenta. Adriano Custódio, gestor de serviços de comunicação eletrônica do escritório do Serpro em Natal, esclarece que a versão desenvolvida pela empresa ainda não está completa, algumas funcionalidades serão incluídas.
“A previsão para o término dos últimos ajustes é o mês de junho. Quando a versão estiver suficientemente madura vamos desativar a anterior”, antecipa Custódio.
Ao todo, foram seis fases de implantação do Expresso V3 dentro do Serpro: a primeira delas foi executada em dezembro de 2012 e a última, no final de fevereiro, quando as regionais Curitiba e Fortaleza receberam a nova versão da suíte de comunicação. O calendário de implantação foi pensado para aproveitar o período de recesso e de férias, quando cerca de 50% do quadro da empresa está fora.
NovidadesOs usuários do Expresso V3 contam com uma interface mais intuitiva, mais limpa e com funcionalidades agrupadas. Diferentes módulos, como "e-mail" e "contato", aparecem em abas. O menu é centralizado e os módulos permanecem abertos ao se alternar de um para o outro. “Isto dá uma ideia de integração entre eles”, comenta o analista da Superintendência de Operações do Serpro Frederico Câmara.
Outra novidade é a webconferência para duas ou mais pessoas. Ela possui recursos de voz, vídeo, tela, quadro branco e apresentações de slides a partir de arquivos PDF, LibreOffice Impress, MS Powerpoint, entre outros.
Mais uma vantagem do Expresso V3 é a possibilidade de salvar parâmetros para busca e pesquisa de e-mails, tarefas e eventos como "favoritos". Além disso, o espaço para armazenamento de mensagem, ampliado para três gigabytes, será aumentado, e as mensagens locais serão futuramente migradas para esse espaço, no servidor. “Isso evita a perda de mensagens arquivadas pelo usuário”, explica Câmara.
Câmara acrescenta ainda que o ambiente é mais modular, tem uma arquitetura melhor e o uso do Framework Zend facilita e padroniza o desenvolvimento da ferramenta.
O Expresso Livre V3 está em uso no Serpro e, a partir de março, deve começar a migração para clientes.