• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Info

Notícias

notícias

General

Expresso ganha mais um grande parceiro

Até janeiro de 2012, a Caixa pretende migrar todas as suas 120 mil contas de e-mail para a suíte de comunicação Expresso.

A Caixa Econômica Federal há algum tempo estuda a possibilidade de adoção da suíte de comunicação Expresso. De acordo com o Ronaldo Wanzeller, da área de tecnologia do banco, após um período de prospecção e testes da ferramenta, a Caixa decidiu adotar a solução. "Em setembro de 2010, nós contratamos uma empresa para realizar o processo de migração e desenvolvimento das customizações necessárias para se adequar as necessidades internas, sempre com a premissa de utilizar software livre e retornar o produto para a comunidade", afirma.

Atualmente, a Caixa possui um piloto de migração com o objetivo de avaliar desempenho, capacidade e necessidades de correções nos módulos do Expresso. A proposta é que até janeiro de 2012, a migração das 120 mil contas esteja completa. "A estratégia é trabalhar a migração de forma gradual, de 20 em 20 mil contas, sendo assim, o processo será finalizado em seis meses", explica Wanzeller. Para ele, uma das vantagens de uso do Expresso é o alinhamento às diretrizes do governo federal de uso prioritário de soluções livres.

Expresso no Fisl
Além da palestra da Caixa, César Vianna, técnico do Serpro, apresentou os resultados e evoluções da Comunidade de Testes do Expresso. A comunidade tem apenas um ano, mas já demonstra resultados positivos. A última versão do Expresso, a 2.2 já passou pela análise dos técnicos que dedicaram-se a criar metodologias de testes mais aprofundadas, automação e integração contínua para a maior suíte de comunicação desenvolvida e utilizada pela Administração Pública. O Expresso já tem mais de 450 mil contas, divididas em 140 instituições públicas e privadas.

"O nosso foco é garantir qualidade e atuar durante todo o ciclo de vida do desenvolvimento, com objetivo de evitar a ocorrência de defeitos no projeto", afirma Vianna. A Comunidade utiliza ferramentas livres para gestão, automação e execução de testes, como Testlink, Jenkins, entre outras. Para eles, um objetivo a médio prazo é aumentar a integração da comunidade de testes com a de desenvolvimento e ampliar a aplicação de metodologias ágeis ao processo, ou seja, "ao invés de trabalhar em camadas hierarquizadas onde uma coisa acontece depois da outra finalizada, podemos trabalhar simultaneamente as necessidades de melhorias da ferramenta", explica.

Comunicação Social do Serpro - Porto Alegre, 30 de junho de 2011

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico