General
Escolas concorrem à gravação nacional de DVD e CD
A programação cultural aconteceu nesta terça-feira (22), na Estação Gasômetro, no Parque da Residência.
Foram inscritos 10 grupos, bandas e cantores para concorrer à gravação nacional de um DVD e um CD. Composições ligadas ao meio ambiente, à justiça e igualdade de direitos foram cantadas por dezenas de alunos da rede pública. Para participar do festival foram convidados o Coral de Vozes do Sebrae, o Coral do Serpro e o grupo Parafolclórico Açaí.
O júri foi composto por representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), Conservatório e Fundação Carlos Gomes, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec).
Melodia, harmonia musical, letra, originalidade, coerência e temática foram os critérios adotados no festival. “Encarar um palco não é tarefa fácil. Para que os alunos se aperfeiçoem é preciso incentivá-los”, disse Marcia Alivertti, professora de Canto e Violino da UFPA. O aluno Joel Gustavo foi ao palco sozinho e defendeu sua canção. Ele chamou a atenção dos colegas para os problemas causados pelo homem à natureza.
O primeiro lugar ficou com a música “Usar, não abusar”, da Escola Gaudêncio Ramos; o segundo lugar foi para a música “Construa o Amanhã”, da Escola Luís Nunes Direito, e o terceiro ficou com a música “Meio Ambiente”, da Escola Maria Augusta Figueiredo.
Diário do Pará - Online, com informações da Seduc, 22 de setembro de 2009