General
Efervescência digital cultural agita a capital paulista
“Uma grande festa na qual pessoas de todos os lugares e de todas as idades buscam compartilhar idéias, experiências e conhecimento”. É desta forma que o diretor geral da Campus Party Brasil, Marcelo Branco, define o evento que começou ontem, 11, em São Paulo.
Em sua 12ª edição, a Campus Party acontece pela primeira vez fora da Espanha e se consolida como o maior encontro mundial de comunidades da Internet no qual os assuntos mais atuais de TI serão apresentados, discutidos e compartilhados. Por isso, o encontro possui sete áreas temáticas (Astronomia, Games, Robótica, Criação, Modding, Simulação, Desenvolvimento, Música, Blogs e Software Livre) que levarão informação técnica e cultural aos visitantes. “Precisamos sempre lembrar que a Internet não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas”, explica Marcelo Branco, evidenciando o enfoque do evento.
A Empresa apóia oficialmente a iniciativa, além de oferecer minicursos e palestras durante os seis dias de programação. “O Serpro, como principal fornecedor de TI para o Governo Federal, deve estar próximo das novidades e avanços. Desta forma, apoiar um evento deste porte garante a interação necessária para troca de experiências com os diversos públicos”, afirma Deivi Kuhn, coordenador de Software Livre do Serpro.
Serpro na Campus Party Brasil
A Empresa participa do evento como expositora e difusora de conhecimento. O diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, participa na quinta-feira, 14, da mesa “Arranjos Produtivos, Avanços Tecnológicos e Participação Popular”, evento do Seminário Nacional de Inclusão Digital. No mesmo dia, ele apresenta ao público a palestra “Software Livre no Governo Federal”.

Além disso, o Serpro é o responsável pela área temática “Software Livre”. Nela, o público poderá entrar em contato com diversos casos de sucesso da comunidade de SL brasileira, entendendo este movimento como o caminho essencial para a evolução democrática e pluralista da sociedade de informação. Destaque especial para a palestra sobre o Ginga, software por trás da TV Digital. Neste espaço, a Empresa também irá oferecer minicursos sobre PHP, PostgreeSQL e Gimp. “O Serpro está na Campus Party compartilhando sua experiência nesta área, buscando uma maior integração com a comunidade”, explica Deivi Kuhn.
Na área de estandes, o Serpro demonstra a solução tecnológica desenvolvida para o Novo Passaporte Brasileiro, ao lado de iniciativas de inclusão digital do Governo Federal como o projeto Um Computador por Aluno – UCA e a Casa de Cultura Digital Tainã.
Números gigantescos
Criado em 1997, na Espanha, a edição inicial da Campus Party contou com apenas 250 participantes. Em sua primeira aventura fora do país ibérico, a versão brasileira do evento abrange números grandiosos.
No total, são 3000 participantes que ficarão acampados até o domingo, 17. São esperados 30 mil visitantes nos seis dias de programação. Outro destaque é a velocidade de conexão com 5.5 Gb, aproximadamente 640 vezes mais rápida que as conexões residenciais.
Comunicação Social do Serpro - São Paulo, 12 de fevereiro de 2008