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EAD do Serpro evolui com software livre

Os computadores e a internet possibilitaram o compartilhamento de conhecimento em uma escala sem precedentes, e uma das formas de aproveitar esses recursos foi melhorando o ensino a distância. Essa modalidade data de 1840, quando o estadunidense Isaac Pitman criou cursos utilizando estenografia. Quase dois séculos depois, a ideia de driblar a distância para permitir a transmissão de conhecimento segue firme e renovada. O Serpro investe em cursos a distância utilizando-se não somente de recursos multimídia, mas também privilegiando o uso de tecnologias livres.
O analista Márcio Benedito, da Universidade Corporativa (UniSerpro), é um dos responsáveis por transformar as necessidades de cada curso em realidade. E cita como principal ferramenta o Moodle, já amplamente utilizado para o objetivo de educação à distância: “O Moodle permite, além da organização dos eventos de aprendizagem, flexibilizar a autoria e a publicação de objetos educacionais em conteúdos de cursos”, diz. Márcio também considera que o Moodle pode contribuir para os negócios da empresa, sendo oferecido como serviço para os clientes.
Para ajudar a montar os cursos, outros softwares livres são utilizados, como o Inkscape (gráficos vetoriais), Blender (renderização em 3D), Audacity (edição sonora não-linear) e o Gimp (edição de imagens). O uso delas permitiu um ganho em conhecimento para a própria equipe que os desenvolve: “Com essas ferramentas conseguimos utilizar conhecimentos que ainda não tínhamos internalizados na equipe, como o desenvolvimento de objetos 3D, e a geração de objetos educacionais mais modernos, como os screencasts”, resume Márcio.
Trajetória
Esta
matéria faz parte da série de resportagens sobre o software livre
no Serpro. Acompanhe a série e relembre porque o Serpro optou pela
segurança, confiabilidade e autonomia das soluções livres para
continuar sendo a maior empresa pública de tecnologia da América
Latina.