General
DNIT adota Expresso em Nuvem

O Expresso em Nuvem acaba de ganhar mais 4,5 mil contas de e-mail. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu a migração de todas as suas contas para a suíte de comunicação, que integra correio eletrônico, agenda, catálogo de endereços, mensageria instantânea, workflow e VoIP. A solução é uma versão customizada da ferramenta alemã eGroupWare. Por ser totalmente construída em software livre, garante independência de fornecedor, baixo custo e utilização de protocolos padrões. Mobilidade e alta escalabilidade também estão entre suas características marcantes.
"A padronização e a integração de informações exercida pela ferramenta oferecem maior agilidade, usabilidade e domínio tecnológico" enumera Matheus Belin, coordenador geral de modernização de informática do DNIT. "Antes, nós tínhamos, em nosso ambiente, desconexão entre as áreas. O e-mail era individualizado e sem acesso a dispositivos portáteis. Com a ferramenta, a usabilidade aumentou e as respostas estão mais rápidas. O Expresso colaborou para uma maior integração entre a sede, as superintendências regionais e as unidades locais", declara.
600 mil usuários no mundo
O DNIT migrou as contas de e-mail em âmbito nacional. O processo foi realizado pelo método Top-Down. O atendimento ao cliente é feito na sede através das diretorias e coordenações gerais, repassando para o atendimento das superintendências regionais e dos Estados.
A utilização do Expresso só tem aumentado: já chega a 600 mil o número de usuários no mundo, sendo cerca de 40 mil operados pelo Serpro, informa Carlos Magno Arantes, da Coordenação Geral de Negócio - Transportes e Grandes Eventos de Governo.
Também utilizam a ferramenta a Presidência da República, Ministério do Planejamento, Ministério da Fazenda, entre outras instituições.