General
Demoiselle reúne iniciativa pública e privada em Porto de Galinhas
O Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop) está em sua 39ª edição. Trata-se de um evento itinerante realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e em 2011 aconteceu em Porto de Galinhas, do dia 31 de agosto a 2 de setembro.
Nesta edição, o tema central foi "TIC e Governança – soluções inovadoras para governo" e sua proposta foi reunir as iniciativas das empresas estaduais de TIC e das empresas privadas. "O Secop é considerado o relevante fórum brasileiro de TI envolvendo o setor público e a iniciativa privada", informou Joaquim Costa, presidente de Agência Estadual de Tecnologia da Informação de Pernambuco (ATI), instituição realizadora do evento, em parceira com a Sucesu.
Participaram cerca de 800 pessoas entre gestores de tecnologia da informação dos estados e profissionais da iniciativa privada. Durante três dias, os participantes conheceram o que há de mais inovador no mercado de tecnologias da informação no Brasil e no Mundo. Nesse ponto, tiveram oportunidade de uma maior aproximação com o framework Demoiselle, única palestra apresentada na manhã da sexta-feira, 2, para um auditório lotado.
Durante duas horas, Flávio Lisboa apresentou a palestra "Produtividade com padronização em comunidade – como patrocinar o Demoiselle Framework e lucrar com reuso de software". Flávio focou principalmente os aspectos de segurança e economia que o uso do framework proporciona. Também foram apresentados a estrutura do projeto e da comunidade, bem como os resultados alcançados, em andamento e as metas para este ano. A intenção, segundo o palestrante, foi convidar as empresas de TI a se tornarem patrocinadores do projeto, inclusive compondo o Conselho da Comunidade.
Comunicação Social do Serpro - Recife, 6 de setembro de 2011