General
Demoiselle Behave dá nova dinâmica ao teste de software

Pode-se dizer, de forma simplificada, que o ciclo de criação de um sistema começa com a etapa de requisitos, quando o cliente especifica suas necessidades, passa pela etapa de desenvolvimento, na qual os especialistas escrevem as linhas de código, e termina na fase de testes, quando é verificado se o software funciona de acordo com as definições iniciais. E é exatamente nessa última etapa que entra o Demoiselle Behave, uma ferramenta que automatiza e facilita o trabalho de testes funcionais.
O DBehave, como é chamado, é um subprojeto do Demoiselle Framework que começou a ser desenvolvido em abril de 2013 e continua em evolução. Julian Cesar dos Santos, líder do projeto e um dos desenvolvedores da ferramenta, destaca que as vantagens do DBehave vão além da automação dos testes. "A solução centralizou e criou uma comunidade na qual os colaboradores podem compartilhar experiências e soluções. Outra vantagem é que a ferramenta simplifica a utilização, permitindo que mais pessoas participem, pois existem tarefas menos técnicas", pontua Julian, do Serpro de Curitiba.
Luiz Fernando Estivalet, desenvolvedor envolvido desde o início do projeto, também destaca a nova dinâmica possibilitada pelo DBehave. "Com ele, aumenta a integração entre o cliente, testadores, analistas de requisitos e desenvolvedores, pois todos falam a mesma língua, minimizando as discussões sobre os requisitos e, consequentemente, poupando o trabalho de toda a equipe", avalia o analista de Porto Alegre.
Julian comenta ainda que apesar do pouco tempo de uso, o DBehave já está conquistando seu espaço dentro do Serpro. "Atualmente, todas as onze regionais da empresa contam com, no mínimo, um especialista na ferramenta. Em setembro de 2013, tínhamos dez projetos utilizando a solução e a estimativa para esse mês de janeiro de 2014 são de 30 projetos", informa.
Solução
livre para todos
Desenvolvido
em software livre e disponibilizado na comunidade Demoiselle na
internet, o DBehave é totalmente aberto e qualquer um pode usá-lo.
O endereço para acessar a solução é github.com/demoiselle/behave.