General
Debate aprofundado

“Um ciclo de debates como este demonstra que há um compromisso que vem das diretorias. E esse compromisso é fundamental para que se mude a gestão das empresas e se construa a igualdade entre homens e mulheres”, declarou Tatau Godinho, secretária de Avaliação das Políticas das Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres. A fala foi ouvida durante o III Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero e Raça, realizado na sede do Serpro, na última terça-feira, 13.
Godinho ressaltou o peso que a participação das empresas públicas possuem para a estruturação do Programa de Equidade de Gênero e Raça, que segundo ela, “pretende ser modelo para o mundo empresarial privado do Brasil”. A coordenadora do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho da OIT, Márcia Vasconcelos, concordou. E registrou a importância de que as questões de igualdade se reflitam nas estruturas das empresas e na cultura organizacional.
“Cerca de 70% da população economicamente ativa do Brasil é composta por mulheres e pela população negra. Estamos falando da grande maioria da população economicamente ativa no Brasil. O Programa de Pró-Equidade de Igualdade de Gênero e raça é uma questão de eficiência econômica”, registrou Vasconcelos.
“Quanto
mais se divide, mais se tem”
O
diretor-presidente do Serpro Marcos Mazoni reafirmou a importância
da atuação conjunta das empresas na busca de soluções efetivas,
que promovam a igualdade de gênero e raça nas empresas. “Com o
compartilhamento de conhecimentos, quanto mais a gente divide, mais a
gente tem. É importante conhecer as melhores práticas, aprender uns
com os outros e, a partir daí, construir um novo conhecimento”,
ressaltou.
Josias de Araújo, diretor-presidente da Eletronorte, também foi enfático na defesa das ações de igualdade nas empresas. “É preciso ter paixão, acreditar no programa. Viver as diferenças e promover as mudanças para lidar melhor com elas”, disse. Para Araújo, é fundamental criar programas para que as pessoas ascendam funcionalmente de forma igualitária.
Correios
aderem ao programa
O
Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de
Gênero é uma iniciativa das empresas
signatárias da Carta Referendada de 2008 - Serpro, Petrobras,
Caixa, Banco do Brasil, Eletronorte, Embrapa, Itaipu Binacional,
Serviço Geológico do Brasil e os Correios. Esta última
formalizou sua adesão ao Programa durante o evento, quando
assinou a carta-compromisso e lançou um selo e um
carimbo comemorativo ao ato.
Serpro recebeu dirigentes de várias instituições
Participaram da cerimônia de abertura, além dos já citados: o
vice-presidente da Gestão de Pessoas dos Correios, Larry Manoel
Medeiros de Almeida; o gerente executivo da Diretoria de Gestão de
Pessoas do Banco do Brasil, José Caetano de Andrade Minchillo; o
diretor de Administração e Finanças do Serviço Geológico do
Brasil, Eduardo Santa Helena; a chefe do Departamento de Gestão de
Pessoas da Embrapa, Paule Jeanne; o assistente da Diretoria Geral da
Itaipu Binacional, Joel de Lima; a gerente de Orientações e
Práticas de Responsabilidade Social da Petrobras, Janice Dias e
Mônica Oliveira, representando a Secretária de Políticas da
Igualdade Racial (Seppir).
As empresas apresentaram relatos de experiências na execução de seus planos de ação da 4a Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), detalhando as ações que têm sido empreendidas para superar os desafios culturais e disseminar as boas práticas de promoção da equidade de gênero no ambiente organizacional.
O encontro deste ano teve como tema “Respeito, Inclusão e Equidade; fortalecimento das políticas públicas afirmativas e igualitárias em empresas públicas” e apresentou o painel “Por que políticas públicas afirmativas e igualitárias de gênero e raça devem ser um valor estratégico ao desenvolvimento do país?”. O moderador foi o superintendente de Gestão de Pessoas do Serpro, Marcos Benjamin da Silva, também gestor do Programa Serpro de Equidade de Gênero e Raça. Como painelistas, participaram o assessor especial da Seppir, Edson Machado, a especialista em Políticas Pública e Gestão Governamental do IPEA, Natália Fontoura e a economista do Dieese, Patrícia Lino.