General
Mais uma ação de inclusão digital do Serpro
Serpro e Reviver
No mês de outubro, uma parceria entre Serpro e a Associação Reviver, de Canoas, inaugurou um Telecentro na cidade. Esta entidade é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com crianças, adolescentes, jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade pessoal e social, vítimas de violência, portadores de deficiências e seus familiares. A associação coordena e executa programas sociais de capacitação profissional e promove ações que beneficiam estas comunidades.
O Serpro viu nesse trabalho uma oportunidade de engajar-se e dar a sua contribuição, favorecendo o desenvolvimento destas pessoas e dando oportunidade de acesso ao "mundo da informação e das telecomunicações". A maioria dos moradores ainda não tem condição de ter um computador em casa, de forma que ficam excluídos do universo da informática e da internet.
O evento contou com as presenças de representantes da Equipe de Cidadania e de Inclusão Digital da Regional Porto Alegre, do presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, autoridades municipais e da comunidade. Durante a cerimônia o encanto ficou por conta das apresentações dos alunos das oficinas de canto, dança, música. Ao final, houve um “coquetel” de salgadinhos e doces feitos pelos alunos da oficina de padaria.
Serpro e Ulbra no bairro Rio Branco
Uma parceria entre o Serpro e a Ulbra – Universidade Luterana do Brasil está expandindo os horizontes dos excluídos do mundo digital. Foi inaugurado, no dia 11, o Telecentro Imaculada Conceição, no bairro Rio Branco. O novo espaço de inclusão digital fica na paróquia do bairro.
Serpro no bairro Mathias Velho
A Vila Getúlio Vargas, no bairro Mathias Velho também foi contemplada com a montagem de um Telecentro pelo Serpro.
Estiveram presentes na inauguração do ambiente, líderes da comunidade, representantes do Serpro, Ulbra, e moradores dos bairros que serão beneficiados pelos telecentros.
Nos discursos ficou enfatizada a importância da Inclusão Digital, que leva cidadania, educação, acesso à informação, tecnologia e comunicação. Emocionada, uma moradora da comunidade disse: "É a inclusão tomando conta da exclusão".
Todos os três Telecentros vão oferecer cursos, como: Módulo de formação I; Módulo de formação II; Intermediário; e Avançado; curso de formação para o mercado de TI; e desenvolvimento de sistemas em plataforma Java.
Comunicação Social do Serpro - Porto Alegre, 16 de outubro de 2007