General
Controle na palma da mão

Desde maio, fiscais de obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) contam com um importante auxílio na hora de acompanhar o andamento de construções de estradas: o Siesc, Sistema de Execução de Serviços Contratados, ganhou uma versão móvel, desenvolvida para uso no sistema operacional Android.
A solução foi desenvolvida utilizando a linguagem Java e pode ser utilizada em todas as versões do Android a partir da 3.0. Tal tecnologia permite seu uso em smartphones e tablets, facilitando a vida de quem recolhe informações em campo, mesmo em locais distantes de uma sede do Dnit.
Antes dessa inovação, o processo de recolhimento das informações relativas aos contratos era feito de forma relativamente arcaica: “Os fiscais tinham que preencher planilhas de papel e só entravam com os dados no sistema quando retornavam às suas sedes. Esse procedimento chegava a durar alguns dias”, explica Carlos Magno Arantes, da Superintendência de Relacionamento com Clientes Especiais (Sunce), do Serpro.
Hoje, as informações chegam ao Siesc assim que o servidor encontra disponível um sinal de internet móvel, o que é possível em diversos centros urbanos e mesmo no interior do Brasil. “A principal vantagem é a economia de tempo e recursos, analisando o estado de uma obra em tempo real”, enfatiza Arantes.