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Consulta pública vai discutir o Guia de Gestão de Processos
O Guia de Gestão de Processos de Governo, documento que integra os padrões de interoperabilidade da e-PING, está em consulta pública até o dia 15 de julho de 2011. O Guia é composto de duas partes, a primeira consiste em orientações metodológicas de suporte à gestão de processos e evolução dos mesmos. A segunda foca na contratação de serviços de modelagem de processos, indicando boas práticas.
Marcus Vinicius da Costa, gestor da área de integração de dados e processos do Serpro, explica que a importância do documento é trazer um conjunto de conceitos de gerenciamento de processos de negócios que visa dar suporte à gestão aos diversos órgãos do governo, na expectativa de disciplinar o tema na Administração Pública. O gestor destaca outra vantagem do documento: "o Guia ainda permite corrigir um sério diagnóstico realizado no âmbito da GesPública, de que as várias iniciativas conduzidas no governo relacionadas à gestão de processos de negócio carecem de integração, dificultando ou impossibilitando o compartilhamento de resultados nos moldes de cadeias de valor intra e entre instituições".
Colaboração
O documento será utilizado para apoiar a Gestão de Processos no Governo, razão pela qual o Estado busca a participação da sociedade para melhoria do Guia. O interessados em colaborar podem acessar o formulário eletrônico disponível no endereço http://www.governoeletronico.gov.br e enviar sugestões. Outra forma de cooperar com o Guia é através de carta, fax ou e-mail. Saiba mais informações.
A motivação do governo ao buscar o apoio da sociedade para a construção desse documento baseia-se também no Decreto 6.932/2009, conhecido como "Decreto Cidadão". O gestor analisa que as premissas do documento são focadas no reuso de dados e integração, como forma de viabilizar e garantir integridade, atualidade e legalidade das informações dos processos do governo, o que alicerça a desburocratização. "A Carta de Serviços ao Cidadão estabelece o compromisso do governo federal com a qualidade dos serviços prestados pelos órgãos ou entidades, o que gera a obrigatoriedade da aplicação de pesquisas periódicas de satisfação junto aos usuários. Sendo assim, viabilizar essa discussão é buscar o efetivo atingimento dos objetivos governamentais", analisa Costa.
Elaboração
O Guia é resultado do trabalho conjunto do Serpro, Secretarias de Gestão (Seges) e de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), no âmbito do GT 5 – Áreas de Integração para o Governo Eletrônico (e-PING) e do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública).
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 7 de junho de 2011