General
ConSerpro 2013 será em São Paulo

Os três primeiros colocados em cada um dos quatro temas do ConSerpro foram homenageados na tarde de hoje, 5. "Vocês conseguem provar que é possível dedicar tempo para a inovação, mantendo o alto nível de produtividade que uma empresa pública como o Serpro exige", afirmou o diretor-presidente Marcos Mazoni, referindo-se aos vencedores da nona edição do ConSerpro. Na cerimônia de encerramento, realizada hoje, Mazoni também anunciou que a próxima edição do evento será sediada em São Paulo. Já o Consegi será realizado em Brasília, em 2013.
Foram premiados os seguintes trabalhos: no tema Engenharia e arquitetura de software, venceu o projeto de Rodrigo Perozzo Noll, da área de Desenvolvimento de Porto Alegre, com o trabalho "Uma ferramenta para automatizar a análise de impacto em código fonte". No tema Governo eletrônico, venceu o projeto de Bruno da Silva Lessa, também da Supde de Porto Alegre, com trabalho relativo à mineração de opinião na internet para melhorar processos internos da empresa. No tema Infraestrutura tecnológica, venceu o projeto de Fabio Yu Nagahama, da área de Operações de Belém, com trabalho relativo à captura seletiva de tráfego na rede. Já no tema Gestão Pública Inovadora venceu o projeto de Amauri Duarte da Silva, da área de Desenvolvimento de Porto Alegre, com o trabalho "Conversão de documentos para daltônicos".
Clima descontraído
A premiação dos doze selecionados no congresso foi pontuada pelos
depoimentos dos participantes, que destacaram não só a previsível
satisfação em participar e vencer, mas também a alegria por conviver
amigavelmente com os colegas concorrentes. Referências bem humoradas à
gastronomia local, em contraponto à baiana, garantiram um tom
descontraído ao evento.
Além da presença do diretor-presidente, a mesa da cerimônia foi formada pelo diretor de Administração, Antônio João Nocchi Parera; pelo diretor de Desenvolvimento do Serpro, José Luiz Aquino, pela coordenadora da UniSerpro, Eunides Chaves, e pelo representante da Regional Belém, Davis de Oliveira. Quebrando o protocolo, o diretor-presidente convidou à mesa Débora Rodrigues, serpriana que faz parte do sindicato local, para representar empregadas e empregados do Serpro.
Acordo
Na cerimônia de hoje, Serpro e Prodepa (Empresa de Processamento de
Dados do Pará) formalizaram parceria visando ao desenvolvimento de
projetos tecnológicos científicos. A ideia é otimizar a prestação de
serviços, com a realização conjunta de atividades de pesquisa,
desenvolvimento, formação de recursos humanos, absorção e transferência
de tecnologias.
Da parte do Serpro, o diretor-presidente Marcos Mazoni assinou o acordo. Já da parte da Prodepa, o compromisso foi selado por Lourenço Damaceno Monteiro, diretor de Desenvolvimento de Sistemas. Também estavam presentes os seguintes membros da diretoria da Prodepa: Leila Daher, diretora de Projetos Especiais; Ana Valéria Almeida, diretora de Relações Institucionais e Fernando Nunes, diretor de Tecnologia Computacional.