General
Consegi: quem não pode estar lá, "Assiste"

Como não poderia deixar de ser, softwares livres estarão disponíveis no V Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico, Consegi 2012. E isso vale para quem estiver presente e para quem não puder ir a Belém de 3 a 7 de dezembro deste ano.
As palestras serão transmitidas on-line pelo Assiste, videostreaming livre do Serpro. O usuário terá disponível acesso às três salas de conferência, sendo que, na principal, que tem capacidade para 500 pessoas, haverá a opção de acompanhar a transmissão em português, espanhol ou inglês.
Jéssica Caeli de Mendonça, responsável pela implantação do serviço no evento, conta que a história do software e do Consegi andam juntas. O Assiste é um software de código aberto desenvolvido pelo Serpro. “Sua estreia aconteceu na primeira edição do Consegi, em 2008, e desde então vem transmitindo todos os eventos”, explica.
Para assistir às palestras, bastará entrar na página do Consegi e acessar o banner de acesso à transmissão ao vivo. Após as palestras, o internauta poderá participar de chats com palestrantes.
Tecnologias livres permeiam organização do evento
Visitantes
e congressistas terão rede sem fio com acesso à internet através
do backbone de 600Mbps da Empresa de Processamento de Dados do Estado
do Pará (Prodepa), parceira do evento. O login será definido pelo
controle de acesso, utilizando dados do usuário fornecidos na
inscrição do evento. Este serviço será baseado na estrutura do
NavegaPará, serviço público de acesso à internet com foco em
inclusão digital.
Para garantir o funcionamento da estrutura administrativa, bem como servir às oficinas, foram adquiridas 300 estações de trabalho. Metade delas será utilizada nos auditórios, salas de apoio, de imprensa, secretarias e para substituição. Outras 150 nas oficinas - serão cinco locais de oficina com 30 estações cada. “Todas terão sistema operacional Ubuntu, o mesmo usado no Serpro, além de ferramentas livres de produtividade pessoal ”, resume Martha Mello, responsável pela estrutura.
A tecnologia Metro Ethernet vai garantir a extensão da rede do Serpro, com os mesmos serviços disponíveis dentro do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, nome do local onde acontece o evento. “Além disso, todo acesso será feito através de fibra ótica”, informa Marcelo Lobo Rocha, responsável pela rede no Consegi.