General
Consegi acompanha evoluções em software livre

Nascido da necessidade de um espaço para promover a troca de experiências e informações entre instituições da administração pública, sociedade civil organizada e representantes de países parceiros, o Consegi chega à sua sexta edição, com o tema Portabilidade, Colaboração e Integração.
“Os assuntos do tema central trazem o que há de mais importante na realização do congresso, cujo principal objetivo é promover debates sobre políticas de software livre e gestão de tecnologias para o desenvolvimento de sistemas, permeados pelos conceitos de promoção da cidadania, interoperabilidade de sistemas de governo e compartilhamento do conhecimento", reforça o diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni.
Inovação é a nossa tradição
A
abordagem das últimas inovações em software
livre é tradição no Consegi. Na
sua primeira edição, em 2008, o incentivo à participação,
cooperação e troca de experiências entre diversos países da
América Latina e Caribe deram ao evento um caráter internacional.
No ano seguinte, a edição destacou a importância da inclusão
digital, ressaltando o acesso à informação e o
compartilhamento como fundamentos desse processo.
Em 2010, a inovação ficou a cargo da discussão sobre computação em nuvem e sobre a evolução dos serviços de governo eletrônico, a partir dessa nova proposta de infraestrutura tecnológica. Na quarta edição, em 2011, os dados abertos trouxeram para o debate a importância da disponibilização das informações do Estado para a sociedade com o objetivo de promover mais transparência pública. A quinta edição, no ano passado, foi a única edição do evento que aconteceu fora de Brasília. Em Belém, o foco de debates foi a mobilidade digital.
Para esse ano, a expectativa é estreitar as relações do governo brasileiro com outros países em desenvolvimento. Para isso, o Consegi terá a África do Sul como país focal. Representantes sul-africanos virão ao Brasil para compartilhar a experiência governamental com software livre, especialmente no âmbito do recolhimento de impostos e de soluções de educação a distância. Brasil e África do Sul assinarão um aditamento, a um acordo já existente, de cooperação sobre tecnologia da informação, especificamente sobre software livre.