General
Conheça a Sala de Comando do Imposto de Renda

A Sala de Comando do Imposto de Renda reúne técnicos de várias áreas do Serpro (Operações, Centro de Dados, Gerência de Serviços, Relacionamento com Clientes e Desenvolvimento). O objetivo é monitorar o envio das declarações e agir proativamente numa situação de emergência.
Neste ano ocorreu uma novidade: o download do programa do IRPF pôde ser feito ainda em 24 de fevereiro, o que aumentou o número de entregas na primeira semana. Por isso foi adiantada a montagem da sala de comando, que monitora o início das entregas.
“No ano passado, houve 153.974 entregas no primeiro dia, contra 283.055 deste ano, um aumento de quase 85%”, informou o analista Flávio Silveira, da Superintendência de Relacionamento com Clientes das áreas de administração tributária e comércio exterior.
Apesar deste aumento inicial, as entregas já se estabilizaram e a sala foi desativada na última sexta-feira, 2. A monitoração continua, porém realizada remotamente. A sala será reativada na última semana de entrega do imposto de renda, que vai de 23 de abril até as 23h59 do dia 30. Estima-se que serão feitas cerca de 4 milhões de entregas no último dia.
Sem gargalos
De acordo com Flávio
Silveira, o sistema conta hoje com uma infraestrutura maior no
ambiente e nas redes. “O ambiente está estável, sem nenhum
gargalo, nem na rede, nem no servidor”, explica. Existem 24
servidores no Receitanet e 15 no sítio da Receita Federal.
Outra novidade é que os downloads agora estão sendo balanceados em duas centrais, uma em Brasília e outra em São Paulo, sendo que Brasília é responsável por 85% dos downloads.
Até o fechamento desta matéria, haviam sido entregues 721.437 declarações.
* Atualizado às 11h58.