General
Congresso de TI termina em Belém com resultados concretos

Foi encerrada em Belém, na última sexta-feira, 7 de dezembro, a quinta edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), que reuniu mais de 2,5 mil participantes ao longo desta semana. O público da capital paraense esgotou as 2 mil vagas das oficinas e tutoriais, acompanhou mais de 90 palestras e conferiu invenções de robótica, automação e acessibilidade que foram expostas no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Um dos resultados efetivos dos debates sobre governo eletrônico durante o congresso foi a parceria firmada entre a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), organizador do evento. O acordo de cooperação entre as empresas prevê a implementação de projetos conjuntos, além de pesquisa, capacitação de profissionais e transferência de tecnologias.
Para o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, a realização desse congresso internacional em Belém, após quatro edições em Brasília, mostrou a importância de se expandir o intercâmbio de conhecimento entre governo, academia, pesquisadores e sociedade. “O software livre pressupõe compartilhar conhecimentos para criar inovação. E essas invenções que vimos no Consegi, incluindo as de empreendedores do Pará, atendem a diferentes necessidades. Elas podem ser o pontapé inicial para o governo desenvolver novas tecnologias que garantam serviços ainda melhores aos cidadãos”, afirmou Mazoni.
Uma das principais atrações do Consegi, o Showroom de Tecnologia e Inovação atraiu um grande público e trouxe inventos curiosos como os VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), pequenas aeronaves que não necessitam de pilotos embarcados, o tablet com mouse braile para cegos e robôs inteligentes que podem substituir seres humanos em situações de risco. Além disso, foram apresentados uma cadeira de rodas movida pelo pensamento, o mouse controlado por movimentos faciais, a luminária que muda de cor e liga e desliga pelo celular, entre outras novidades tecnológicas.