General
Serpro Cultural
Começou a mostra de cinema patrocinada pelo Serpro

Começou nesta quinta-feira, 13 de novembro, a “Uhuru - Mostra de Cinema Africano Pós-Independência”, segunda iniciativa patrocinada pelo Programa Serpro Cultural. "Uhuru significa liberdade em Swahili, uma das línguas oficiais do Quênia, da Tanzânia e de Uganda”, explica a curadora da mostra, a ganense Jacqueline Nsiah, no texto de apresentação da mostra. Jaqueline reforça que a palavra relaciona-se fortemente com o cenário de independência dos países africanos. “O que dá o tom para este festival”, escreve ela.
Thiago Ramires, um dos idealizadores da mostra, acrescenta que o cinema africano teve grande produtividade nesse cenário. “Foi um anúncio da liberdade, em vários sentidos, e o cinema se ocupou em captar isso. Os temas da mostra, direta ou indiretamente esbarram na questão da liberdade”, comenta Thiago, que é gerente de projetos da produtora Burburinho Cultural.
A programação da Uhuru é composta por curtas e longas inéditos, animação, ficção, documentário, além de debates. E traz ao público carioca as principais obras cinematográficas produzidas ao longo de 40 anos pela indústria audiovisual da África. "O cinema desse continente nos ensina que é possível fazer bons filmes sem grandes estruturas e com bons argumentos", completa Thiago.
Reflexão
E a escolha do período para realizar a mostra, que segue até 23 de novembro, não foi ao acaso. “Estamos em um momento importante, 20 anos de independência da África do Sul, um ano da morte de Nelson Mandela. Só o fato de promover o evento na semana do Dia da Consciência Negra já é algo importante para o nosso circuito cultural”, salienta o gerente de projetos.
A mostra é patrocinada pelo Serpro e pela Caixa Cultural do Rio de Janeiro. “Realizar uma mostra de cinema requer muito trabalho e ter o Serpro como parceiro é fundamental para a concretização do evento, pois nos possibilita a execução integral do projeto, incluindo as ações paralelas e as contrapartidas sociais e ambientais”, conclui Thiago Ramires.
Uhuru - Mostra de Cinema Africano Pós-Independência
Período: 13/11 a 23/11
Local: Caixa Cultural do Rio de Janeiro (avenida Almirante Barroso, n° 25, Centro)
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)
Programação:
burburinhocultural.com.br/mostrauhuru
facebook.com/mostrauhuru
O patrocínio cultural é uma das ações comemorativas pelos 50 anos do Serpro. Saiba mais sobre o Programa Serpro Cultural. Veja ainda matéria sobre a exposição “Rio 450 anos de Música”, a primeira atividade patrocinada pelo programa. Todas as ações do Serpro Cultural são propiciadas por meio de leis de incentivo fiscal.