General
Cidades Inteligentes são tema de evento em Porto Alegre

O Serpro foi um dos patrocinadores do evento “Porto Alegre – Cidade Inteligente”, realizado nos dias 16 e 17 de setembro na capital gaúcha. Presente na abertura do evento, o diretor-presidente Marcos Mazoni ressaltou a importância de discutir um assunto que, na prática, viabiliza que o Estado cumpra o seu papel de aprimorar a cidadania. “A tecnologia tem que estar a serviço dos cidadãos, não só com qualidade, mas a tempo certo, no momento em que as pessoas necessitam”, ressaltou Mazoni.
Mazoni destacou o programa Cidades Digitais, conduzido pelo Ministério das Comunicações, que entra atualmente em fase de projeto piloto, contemplando 80 municípios. “Cada uma dessas cidades começa a utilizar serviços de infraestrutura disponibilizados pelo Serpro”, informou o diretor-presidente. Fazem parte do pacote sistemas de gestão financeira, educação, saúde, ouvidoria. Também serão utilizadas pelas prefeituras ferramentas para governança transparente e a suíte de comunicação Expresso, que permite o uso de correio eletrônico com alto nível de segurança.
A sequência de painéis do evento destacou temas como soluções para mobilidade, melhoria de transportes urbanos e gestão eficiente de recursos locais. No segundo dia do evento, Deivi Kuhn, coordenador de Comunicação Social do Serpro e secretário-executivo do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal (Cisl), falou sobre a contribuição de softwares para a construção de cidade digitais.