General
Serpro e Secretaria de Comunicação da Presidência promovem seminário

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) convidam para o seminário sobre as estratégias de comunicação do governo federal para a Copa do Mundo de 2014, que acontece nesta sexta-feira, 26, às 9h. O evento será na sede do Serpro, com transmissão pela TV Serpro e por videoconferência para salas de vídeo das regionais Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Confira a programação do seminário:
1) Portal da Copa: comunicação
integrada e gestão em tempo real
Palestrantes:
Gustavo Cunha e Abelardo Mendes Jr, editores do Portal da Copa
Resumo: O Portal da Copa foi criado para ser o site oficial do governo federal sobre a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 e para unificar informações de todos os órgãos envolvidos no evento. A partir de um diagnóstico sobre a dispersão da comunicação, a equipe do portal traçou um planejamento com foco na unificação do discurso, transparência, conteúdo multimídia, integração com redes sociais, monitoração de estatísticas em tempo real e sinergia com uma rede de comunicadores de todas as instâncias de governo (federal, estadual e municipal). A palestra apresentará estratégias, ações e práticas bem-sucedidas que levaram o portal ultrapassar a marca de 38 milhões de visualizações de páginas.
Minicurrículos:
Gustavo Cunha - Editor do Portal da
Copa
Mestre
em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou como subeditor de
Política e de Cidades no Correio Braziliense. Integrou a equipe que projetou e
implementou o jornal popular Aqui DF, dos Diários Associados. Trabalhou como
professor de jornalismo na Universidade Católica de Brasília e no Instituto de
Educação Superior (Iesb). Foi repórter da equipe de esportes do Jornal de
Brasília, com experiência em cobertura de megaeventos, como o Rally dos Sertões
(2002), Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (2003) e Olimpíadas de Atenas
(2004).
Abelardo Mendes Jr – editor
internacional do Portal da Copa
Formado
em Jornalismo e Publicidade/Propaganda pela Universidade de Brasília (UnB), com
pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou na Área
Internacional da Secom/PR
como editor internacional do Portal Brasil, projetou e implementou o site do
Jornal de Brasília, foi subeditor do site do Correio Braziliense, produtor de
conteúdo para internet à época do lançamento do CorreioWeb (Diários Associados)
e correspondente freelancer do site Swissinfo (Swiss Broadcasting Corporation).
2) A Copa nas redes sociais: engajamento do público e a batalha
das hashtags
Palestrante: Mariana Antoun, coordenadora de Mídias Sociais no
Ministério do Esporte
Resumo: O Ministério do Esporte contou com um detalhado planejamento de comunicação em mídias sociais para a Copa do Mundo no Brasil e encarou o desafio de garantir a presença do governo nas redes e engajar a sociedade antes, durante e após o evento. O desafio ainda se fez maior ao longo da competição: esta Copa acabou batendo diversos recordes nas redes sociais. No Facebook, foram 350 milhões de pessoas falando sobre o torneio, somando 3 bilhões de posts, curtidas e comentários. Segundo o Twitter, a Copa do Mundo registrou 672 milhões de mensagens. A palestra apresentará a estratégia traçada pelo governo para fortalecer a imagem do evento, ferramentas de medição, ações de integração com outras plataformas e resultados mensurados.
Minicurrículo: Jornalista, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem 14 anos de experiência no mercado de Comunicação, com experiência em jornais impressos, TV, Assessoria de Comunicação e Comunicação Digital.
Passou pelas redações de O Fluminense e Jornal do Brasil, pela assessoria de comunicação da Defensoria Pública do Rio de Janeiro e pela ONU. Após morar na Alemanha, atuou na equipe de jornalismo do canal alemão ZDF. Em Brasília, assumiu a função de assessora de comunicação da Embaixada da Alemanha no Brasil, onde desenvolveu projetos de comunicação pública digital.
Está há 5 anos na FSB Comunicações, onde desenvolve e gerencia projetos em Comunicação Digital para grandes clientes. Desde dezembro de 2012, atende exclusivamente ao cliente Ministério do Esporte, onde atualmente coordena a equipe de mídias sociais, no projeto de longo prazo que envolve Comunicação Institucional e os Planos de Comunicação para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016.
3) EBC Serviços: produção e compartilhamento de
conteúdo multimídia
Palestrante: Flávio Gonçalves, assessor de
Produção e Qualidade da EBC Serviços
Resumo: Para a Copa do Mundo, a TV NBR e a Voz do Brasil produziram uma série de conteúdos especiais abertos para compartilhamento e uso de órgãos de governo e da imprensa nacional e internacional. Uma das iniciativas foi a criação de um banco de imagens com 1.080 arquivos de vídeo com imagens dos preparativos para o evento nas cidades-sede, pontos turísticos e infraestrutura. Todo material foi catalogado, decupado e distribuído livremente através da internet. Outros serviços foram as transmissões ao vivo via satélite e por streaming de coletivas de imprensa de autoridades durante a competição, com possibilidade de retransmissão em sites de governo e redes sociais. A palestra vai apresentar como produtos e serviços da EBC produzidos para a Secom/PR podem apoiar as ações de comunicação de diversos órgãos de governo.
Minicurrículo: Formado em Comunicação
Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Flávio Gonçalves
é também mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília. Foi repórter, assessor
de imprensa e coordenou programas de inclusão digital. Na EBC desde 2007, foi
produtor, editor e coordenador de pauta da antiga Diretoria de Serviços. Também
atuou como assessor da Secom/PR.
4) Embratur: diálogo
digital com games, aplicativo mobile e redes sociais
Palestrante: Tiago Tomazella, gerente de Comunicação Digital da Embratur
Resumo: Para divulgar o país e a Copa do Mundo de 2014, a Embratur investiu em tecnologias e estratégias inovadoras de comunicação. Uma das inciativas foi o game Brasil Quest, criado com foco nos principais pontos turísticos das 12 cidades-sede do evento. Além de promover essas cidades, o game deu visibilidade ao Brasil no exterior, imprimindo um viés mais moderno e tecnológico à imagem do país. Outra novidade foi a criação de vídeos com atrativos turísticos do Brasil em 360 graus. A nova ferramenta possibilita a visualização de imagens panorâmicas dos principais atrativos das cidades-sede. A palestra vai apresentar o planejamento e execução dessas e de outras ações da empresa para a Copa do Mundo.
Minicurrículo:Formado em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimpe), com especialização em "Comunicação com o Mercado”, pela Escola Superior em Propaganda e Marketing (ESPM), e em “Planejamento e Marketing de Produtos e Destinos Turísticos", pelo Senac.
Tiago
Tomazella é gerente da Coordenação de Comunicação Digital do Instituto Brasileiro
de Turismo (Embratur), vinculada à Diretoria de Marketing, e atua há mais de 6 anos no órgão. Também trabalhou na Turner Broadcasting System, com representação
comercial dos canais Turner na praça de Brasília, desenvolvendo soluções de
comunicação junto aos clientes.
Parceria
O "Ciclo de Encontros de Comunicação de Governo e Tecnologia” é a segunda série de eventos realizada pela parceria firmada entre Serpro e Secom/PR. O atual seminário é a segunda atividade deste ciclo. No dia 21 de agosto, foi realizado o “Seminário Games, Interatividade e Imersão: novas estratégias de comunicação institucional”.
Em 2012 e 2013, os órgãos promoveram o "Ciclo de Capacitação em Comunicação Pública", que trabalhou com temas como Comunicação de Crise, Planejamento, Estratégia, Avaliação e outros que fazem parte do trabalho diário dos comunicadores de governo. O ciclo de Comunicação Pública contou com a participação de mais de 330 comunicadores de governo, de105 órgãos públicos, em 22 oficinas e seminários realizados em 11 capitais brasileiras.
Serviço
"Copa do Mundo de 2014: Estratégias de Comunicação Digital e Multimídia do Governo Federal"
Data: 26/9 (sexta-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: Serpro – Sede
Endereço: SGAN Quadra 601 Módulo V (Brasília)
Transmissão: Videoconferência para as regionais Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto
Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. E pelo sítio da TV Serpro.