General
Ciclo de Encontros de Comunicação de Governo e Tecnologia
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) convidam para o seminário sobre games nesta quinta-feira (21), às 14h, na sede do Serpro, com transmissão pela TV Serpro e em videoconferência para as regionais Belo Horizonte, Belém, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro (Horto), São Paulo (Luz), Porto Alegre e Curitiba.
1) O que é gamification?
Palestrante: Rodrigo Hjort - analista da Coordenação Estratégica de Tecnologia do Serpro
(14h às 15h)
A minipalestra apresentará essa nova estratégia de interação entre instituições e pessoas: a gamificação. O objetivo central dessa técnica é oferecer incentivos que estimulem, de maneira lúdica, o engajamento do público com marcas e organizações.
Na prática, as instituições oferecem recompensas a participantes que realizem tarefas predeterminadas em sites ou rede sociais. São exemplos de tarefas as ações voltadas para recomendação, divulgação, avaliação ou captação de novos defensores para a marca.
Aprenda como trabalhar com essa dinâmica conhecendo cases e entendendo conceitos e ações essenciais da gamificação como definição de tarefas, criação de regras, aplicação de monitoramento e alinhamento das atividades com os objetivos de comunicação da entidade.
Minicurrículo
Rodrigo Hjort é bacharel em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Banco de Dados pelo Centro Universitário Positivo (Unicenp. Atuou em projetos de desenvolvimento de aplicações, administração de bancos de dados e prospecção de tecnologias nas empresas Celepar e HSBC Bank France. No Serpro, coordena pesquisas aplicadas e inovação relacionadas à Ciência de Dados.
2) Games como ferramenta de comunicação
Palestrante: Eduardo Cardim - analista da Coordenação Estratégica de Comunicação Social do Serpro (15h às 15h45)
Serão apresentados dois projetos de games desenvolvidos pelo Serpro para relacionamento com seus públicos externo e interno. O primeiro é uma gincana digital com um aplicativo para smartphone e tablet com objetivo de engajar participantes de congressos e eventos patrocinados pelo Serpro. A meta é fazer com que os participantes compareçam às palestras e atividades desenvolvidas no estande da empresa, onde os jogadores terão respostas para desafios e poderão pontuar no jogo.
O segundo projeto é um game 3D que está sendo produzido para o aniversário da empresa, que completa 50 anos em dezembro. O desafio para o jogador será descriptografar uma mensagem secreta. Os códigos dessa mensagem serão liberados na medida em que o participante responder às perguntas sobre produtos e serviços da empresa. Para isso, o jogador terá que descobrir essas informações sobre o negócio do Serpro percorrendo ambientes da empresa, representados em um cenário de 3D.
Minicurrículo
Eduardo Cardim é formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Brasília. No Serpro, é responsável pelo Projeto Campanha Institucional do Planejamento Estratégico, pela Pesquisa de Satisfação com os Clientes, pelo Programa Serpro de Relacionamento com os Clientes e pelo Projeto Inovação na Comunicação com foco em Novas Tecnologias.
INTERVALO
3) Realidade Aumentada e convergência de mídias
Palestrantes: Marlon Carvalho e Robson Ximenes - Coordenação Estratégica de Tecnologia do Serpro (videoconferência) (16h às 16h45)
A Realidade Aumentada consiste em um conjunto de técnicas de visão computacional e de computação gráfica, resultando na sobreposição de objetos virtuais com o mundo real exibidos em monitores ou smartphones.
A palestra apresentará a aplicação da RA e mostrará o projeto do Serpro de uso dessa tecnologia em peças publicitárias. Com a RA, é possível convergir mídias e ampliar a oferta de informação com a associação de anúncios a vídeos, jogos e imagens em 3D.
A Experiência do Usuário também é um diferencial de produtos de comunicação que utilizam técnicas de RA, já que oferecem experiências únicas de interação com as informações de uma organização.
Minicurrículos
Marlon Silva Carvalho é desenvolvedor poliglota há 20 anos, hoje é entusiasta Ruby, fã de programação mobile e projeto de APIs. Empregado do Serpro desde 2006, é também organizador do Google Developers Group de Salvador e colunista da revista Java Magazine.
Robson Saraiva Ximenes é formado em Ciências da Computação e trabalha no Serpro desde 2007 na Regional Salvador. Participou de vários projetos em Java em conjunto com diversas tecnologias web e JEE. Entusiasta e pesquisador de novas tecnologias, como Arduino, Raspyberry PI e Realidade Aumentada.
4) Games e comunicação: casos de mercado
Palestrantes: Diego Avesani e Gabriel Gareso - diretores da IMG Crossmedia Studio (16h45 às 17h30)
A IMG, um estúdio multidisciplinar de entretenimento, vai mostrar como trabalha a disseminação de conteúdos, ideias e valores através de jogos eletrônicos com casos prontos de clientes de governo e também do mercado privado. A empresa apresentará suas soluções criativas e tecnicamente viáveis envolvendo animação e games, em diferentes mídias.
Minicurrículos
Gabriel Gareso é graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade de Brasília, especializou-se em Visual Effects e Motion Graphics pela Media Design School de Auckland, Nova Zelândia. Fundou, junto com Diego Avesani, a IMG Crossmedia Studio, estúdio especializado em Animação e Jogos Eletrônicos, onde exerce diversas funções que vão desde a direção de criação até o gerenciamento de projetos.
Diego Avesani Aires é cofundador da IMG Crossmedia Studio e diretor responsável pela coordenação 3D, Animação 3D, MotionDesign, Games e 3D liveAction para clientes como Kinder (Ferrero) Polônia e República Checa, Caixa Econômica Federal, Embratur, comercias de tv e internet. Foi fundador do Estúdio Illusion Graphics, realizando comerciais de TV para clientes como Americel, TCO, Vivo, GDF, Governo Federal, entre outros.
Serviço
Seminário Games, Interatividade e Imersão
Data: 21/08 (quinta-feira)
Horário: 14h às 18h
Local: Serpro – Sede
Endereço: SGAN Quadra 601 Módulo V (Brasília)
Transmissão: Videoconferência para as regionais Belo Horizonte, Belém, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro (Horto), São Paulo (Luz), Porto Alegre e Curitiba. E no sítio da TV Serpro.