General
Certificado Digital agiliza o processo de Seguro desemprego
Uma iniciativa que permite que as empresas, com o uso de certificados digitais, enviem dados de ex-funcionários não demitidos por justa causa para o sistema de Requerimento de Seguro-desemprego (RSD).
O projeto-piloto, em Brasília, irá até o 30 de setembro. Passado este período, se constatado que o projeto teve resultados positivos, o SDWEB será difundido para todo Brasil. O Coordenador do Seguro-Desemprego do MTE, Márcio Borges, explicou que "O projeto piloto contará com um grupo selecionado de empregadores para observação, acompanhamento e monitoramento, para então estender o sistema para todos os estados".
Atualmente, o prazo de concessão do seguro desemprego leva em torno de 30 a 45 dias, porque todos os documentos impressos são entregues, retardando o procedimento. Com os dados enviados via internet, o processo termina no prazo de 20 a 35 dias. Assim, o SDWEB promove uma redução de até dez dias para o término da ação.
Outra vantagem é a economia de custo para a empresa, pois não precisará comprar formulários e reduzirá o tempo gasto com esse procedimento. A sociedade brasileira como um todo ganha com o aumento da segurança com o uso dos certificados digitais e com a diminuição nas fraudes em face do maior controle do processo.
ITI - notícias, 4 de junho de 2009