General
Comemoração
Cerimônia celebra 50 anos de existência do Serpro

Cerimônia comemorativa foi realizada simultaneamente na sede da empresa e em sete regionais
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) chega aos 50 anos com uma trajetória que coincide com os principais acontecimentos da informática brasileira, desde sua criação em 1º de dezembro de 1964. Os grandes sistemas estruturantes do governo como o do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), Porto sem Papel, dentre outros, levam a marca Serpro.
Hoje, 2 de dezembro, foi realizada a cerimônia comemorativa oficial dessas cinco décadas. Foram promovidos simultaneamente eventos na sede da empresa, em Brasília, e nas regionais do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Os empregados que completaram 10, 25, 30 e 35 anos de tempo de casa foram homenageados com a entrega de distintivos que simbolizam o período dedicado à empresa. O evento ainda contou com a exibição de uma série de mensagens de representantes de clientes do Serpro, ministros de Estado e parceiros que homenagearam a empresa e seus empregados em breves vídeos.
Na solenidade comemorativa, o diretor-presidente da empresa, Marcos Mazoni, ressaltou o gosto dos empregados do Serpro por desafios. “Os produtos e serviços desenvolvidos, tecnologias que agilizaram e modernizaram a administração pública federal, reafirmam o nosso compromisso de pensar no futuro. Hoje lançamos mais um desafio, o Centro de Informações Serpro. A solução vai prover informações e serviços de TI em uma infraestrutura de classe mundial e com temas estratégicos para o Estado brasileiro”.
O presidente da instituição destacou ainda que, instituindo um centro de informação para governo e sociedade brasileira, o Serpro quer contribuir, ainda mais, para melhorar os serviços de governo e a vida dos cidadãos. Este caminho, além de trazer valor agregado para governo e sociedade trará, para a empresa, crescimento mercadológico e desenvolvimento organizacional.
Engrenagem principal
São os profissionais do Serpro os verdadeiros responsáveis pelo passado, presente e futuro dessa empresa de tecnologia da informação do governo federal. Essa afirmação esteve presente nos discursos dos diretores da empresa e, também, dos clientes durante a cerimônia de celebração do aniversário do Serpro nesta terça-feira.
“Hoje é um dia para celebrar o que fizemos e o que ainda vamos fazer. Com os nossos quase 11 mil empregados, comemoramos diariamente, propondo e criando novas soluções, deixando a marca da nossa empresa no governo e na sociedade”, defendeu o diretor de Operações, Wilton Mota.
“A genialidade e o comprometimento do corpo funcional, nosso patrimônio intelectual, contribuíram para que a empresa se tornasse cinquentenária. Nossa equipe é responsável pelo desenvolvimento das soluções tecnológicas que contribuíram para a modernização de serviços essenciais do Estado”, disse o diretor de Negócios, Robinson Margato.
Antônio Parera, diretor de Administração, afirmou que o Serpro é protagonista da modernização pública brasileira. “Chegar aos 50 anos já é um grande feito. Mas olhar para o passado torna essa comemoração ainda mais especial. É uma história entrelaçada com a história da informática brasileira”.