General
Ceará recebe novo telecentro do Serpro

Nesta terça-feira, 29, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) inaugurou mais um telecentro no Ceará. O ambiente de inclusão digital possui 11 computadores e está instalado na Associação Pequeno Mundo, instituição que realiza projetos socioculturais para cerca de 40 adultos e 80 crianças e adolescentes dos bairros Padre Andrade, Jardim Iracema e arredores, em Fortaleza. A proposta é potencializar as atividades já realizadas pela associação por meio do acesso à internet e de cursos a distância.
“Entre os cursos ofertados no telecentro estão os disponibilizados pelo Serpro. É um conteúdo de educação a distância muito proveitoso e didático. Os alunos podem, por exemplo, aprender mais sobre o Linux, sobre o BrOffice, e tem os outros cursos com temas inclusive da atualidade”, ressalta o presidente da associação, João Paulo de Souza.
Os cursos mencionados por João Paulo integram o catálogo on-line e gratuito da Escola de Inclusão Sociodigital do Serpro. Pelo portal da escola, é possível inscrever-se em cursos como os de português no dia a dia; matemática financeira; digitação; primeiro emprego; educação alimentar; administração do tempo; planejamento financeiro pessoal; direito do consumidor bancário; juventudes, sexualidades e prevenção das DST/Aids; e sensibilização para o uso de software livre.
“No telecentro, o acesso à internet é orientado e o conteúdo é todo dirigido. E isso que é vantajoso, pois o objetivo é formar cidadãos para o futuro, cada vez mais capacitados para o mercado. Mercado esse que exige que se saiba informática", lembra João Paulo. “É uma satisfação inaugurar mais um telecentro, pois sabemos que, mais do que máquinas, esse espaço vai contribuir para as iniciativas da associação e vai ser um novo canal para levar conhecimentos para a comunidade”, acrescenta Lilian Costa, representante do Programa Serpro de Inclusão Digital (Psid) no Ceará.
Atualmente, o Psid mantém mais de 470 telecentros em todo o país. No Ceará, são 35 unidades. E, no próximo mês, está prevista a inauguração de mais um telecentro no Estado, desta vez na Associação Projeto Paz e União, no município de Limoeiro do Norte.