General
Ceará ganha mais um espaço de inclusão digital

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) inaugurou mais um telecentro no Ceará. O novo espaço, com 11 computadores, está instalado na Associação Projeto Paz e União, organização que realiza ações socioculturais em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. No telecentro, crianças, jovens e adultos do bairro Antônio Holanda de Oliveira poderão acessar a internet e realizar cursos a distância.
“O telecentro vai contribuir muito para o nosso trabalho. A associação atende mais de 400 famílias e muitas delas não têm acesso a computadores. E é uma forma de tirar os adolescentes da rua, eles poderão usar a internet para fazer trabalhos da escola, terão um acompanhamento. Vão ficar mais informados e saber para aonde seguir”, acredita Herlangia Diógenes, presidente da associação fundada em 1986.
Lilian Costa, representante do Programa Serpro de Inclusão Digital (PSID) no Ceará acrescenta: “Estamos abrindo mais uma porta de acesso ao conhecimento, oferecendo oportunidades à comunidade com um novo olhar para o futuro, bem mais promissor”, aposta ela. “No telecentro, será possível acessar os 32 cursos da Escola de Inclusão Sociodigital. São cursos que vão desde temas de interesse geral, informática básica, a cursos avançados na área de tecnologia. A associação vai também contar com o Sistema de Atendimento ao Telecentro, pelo qual poderá solicitar ao Serpro a manutenção das máquinas”, completa.
A inauguração do telecentro foi realizada na última sexta-feira, 23 de maio, e teve a presença de Lilian Costa, Herlangia Diógenes e também da coordenadora da Universidade Corporativa do Serpro (UniSerpro), Eunides Chaves, e do representante técnico do PSID no Ceará, Anastácio Araújo.
O
programa
O
Serpro implantou o PSID em 2003 com a proposta de ampliar o debate
sobre o campo da inclusão digital na organização. Desde então, mais de 500 telecentros
foram instalados em todo o Brasil e também no exterior. Atualmente,
no Ceará, são 21 espaços disponíveis e a previsão é instalar mais
24 novos telecentros até o fim do ano.