General
Campus Party 2012: um evento ainda mais diverso

A quinta edição da Campus Party Brasil, maior evento geek do planeta, chegou ao fim neste domingo. Todos que por ali passaram, trabalharam, ou ficaram acampados nesses últimos sete dias, vão voltar pra casa mais ricos em conhecimento, experiências e amizades.
O Serpro participou da Campus Party Brasil 2012 com atividades no estande da empresa, realização de Install Fest, oficinas, ações promocionais, gincanas nas redes sociais e cobertura jornalística. Tudo isso, com o objetivo de disseminar a marca da empresa entre os campuseiros.
Ao longo desses dias, passaram pela Campus grandes referências mundiais na área de ciências e tecnologia, entre eles pode-se destacar: Michio Kaku, o físico do impossível; o diretor gerente da Wikimedia Foundation, Kul Wadhwa e um dos engenheiros mais importantes atualmente no que se refere a web, Andreu Veà.
Para um evento que tem inovação como marca registrada, nada melhor do que promover ações como a Semana IPv6, dar lições sobre empreendedorismo para Copa e Olimpíadas, abrir espaço para a Anatel discutir convergência tecnológica, demonstrar o funcionamento de impressoras 3D, debater o papel do Ginga na TV Digital, alertar para a importância de padrões abertos para ebooks e trabalhar a criatividade.
As mesas sobre cultura livre, wikicidadania, web e democracia, internet como arena política, governança da web, entre tantas outras pontuaram o tom da CPBr 2012. O ministro Paulo Bernardo esteve presente na Campus para falar sobre a importância da inovação para o governo.
O software livre a cada ano ganha mais força na Campus Party. Em 2012, bateu o recorde de atividades e ofereceu um alto nível de debate à respeito dos temas que perpassam o ecossistema do SL no Brasil, entre eles: universidade e software livre e avanços na área pública.
Apesar do clima geek, a Campus Party abre espaço para aqueles que ainda não conhecem o mundo da internet, com a promoção de ações na área de inclusão digital. A diversidade do evento pode ser atestada a todo momento, inclusive no tratamento do mesmo assunto. Os games, por exemplo, vão desde o fascínio pelos jogos até tratamentos alternativos para patologias diversas.
Confira as fotos e cobertura completa da Campus Party 2012 no Blog Serpro em Eventos.