General
Atuação do Serpro ganha espaço na mídia

Em 2013, o Serpro promoveu diversas ações para a imprensa com o objetivo de promover o estreitamento da relação entre a empresa e jornalistas brasileiros. Atividades de divulgação de eventos, cursos e treinamentos foram as que mais obtiveram retorno. Lançamentos de produtos e serviços também ganharam bastante visibilidade na mídia.
Foi realizado o Seminário Serpro de Tecnologia para Jornalistas, evento em que a empresa colaborou para a melhoria da disseminação de informações sobre o governo, apoiando a imprensa no seu desafio de apreensão e divulgação dos fatos de interesse público. Profissionais de jornais, rádios e TVs do Distrito Federal assistiram palestras sobre Computação em Nuvem, Segurança da Informação e Software Livre.
Já a Oficina de portais com dados de governo para jornalistas aconteceu em duas cidades: Brasília e São Paulo. Repórteres, editores e produtores de grandes empresas de comunicação foram capacitados para operar sistemas com informações sobre gastos do governo, etapas de licitações e pregões eletrônicos, repasses de verbas a ONGs, entre outros dados. Os participantes navegaram pelo ComprasNet, o portal de compras da administração pública federal, e pelo Siconv, o Sistema de Convênios do Governo Federal.
Na programação do Consegi, maior evento governamental de software livre, foram promovidas palestras sobre temas relacionados ao universo da comunicação. "Como gerenciar a comunicação corporativa da sua empresa utilizando software livre", com Carlos Marcos Torres; "Nova metodologia para portais: o caso Consegi", com Yara Athayde; "Comunicação Livre", com Cristina Brites e Cristina Moreira; "Jornalismo e visualização de dados", com o grupo Transparência Hacker, e "Identidade Digital no Governo usando o CMS Plone", com Márcia Pachaly foram os temas abordados.
Serpro na mídia
Grandes ações com clientes foram responsáveis por diversas aparições do Serpro na mídia. Junto com a Receita Federal, foi realizada a divulgação de todo o processo de declaração do Imposto de Renda. Um grupo de trabalho coordenado pela Casa Civil planejou o lançamento do portal eSocial – módulo empregador doméstico. Já o último trimestre do ano foi marcado pelo anúncio da presidenta Dilma no Twitter, informando que o Serpro seria responsável por um e-mail seguro para o governo brasileiro. No dia seguinte, uma entrevista coletiva com o diretor-presidente Marcos Mazoni reuniu mais de vinte profissionais de imprensa para conhecer o sistema. Em uma semana, 320 matérias falaram sobre o assunto e o Expresso V3 foi conhecido por veículos nacionais e internacionais, inclusive pela chinesa CNTV, jornais europeus e no The New York Times.