General
Assiste registrou 120 mil conexões em 2013

A possibilidade de realizar, em tempo real, transmissão de imagens e sons, é um dos principais atrativos da rede mundial de computadores. O Serpro está ciente disso e criou uma de suas principais ferramentas: o Assiste, serviço de videostreaming que emprega software livre. E quem ajuda a contar um pouco sobre o que é o Assiste e quem o utiliza é o analista da Superintendência de Operações na Regional Fortaleza, Carlos Eduardo Ellery.
De acordo com Carlos, o Assiste faz uso de duas tecnologias livres: o GStreamer e o Icecast. “O primeiro realiza a captura e a codificação dos vídeos e o segundo é o responsável pela transmissão dos fluxos aos usuários”, diz. A solução é ainda complementada por scripts e programas desenvolvidos internamente, como o Assiste Admin e o Icegraph, que fazem o controle das sessões e de estatísticas, respectivamente.
O Assiste vem sendo responsável pelo atingimento de algumas marcas respeitáveis, como o recorde de mais de mil conexões simultâneas, e um total de 120 mil conexões realizadas, isso só no ano de 2013. O serviço é usado principalmente pelo Serpro, para transmissões ao público interno e externo, mas isso não impede que outros possam utilizá-lo: “Alguns clientes da empresa solicitam com frequência os serviços do Assiste, como a Presidência da República, o Ministério do Planejamento e alguns órgãos do Ministério da Fazenda, como a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e a Escola de Administração Fazendária”, explica Carlos.
Trajetória
Esta matéria faz parte da série de reportagens sobre o software livre no Serpro. Acompanhe a série e relembre por que a empresa optou pela segurança, confiabilidade e autonomia das soluções livres para continuar sendo a maior empresa pública de tecnologia da América Latina.