General
Serpro assina contrato do novo centro de dados

Na última quinta-feira, 13, foi firmado o contrato para construção das obras civis e das instalações prediais do novo centro de dados (CD) do Serviço Federal de Processamento de Dados. O contrato foi assinado pelo diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, e o sócio-diretor da Sistenge Roberto Lui, após visita à área onde será erguido o novo CD, em Socorro, na regional São Paulo.
"Essa é a primeira etapa cumprida pelo Serpro das 11 licitações necessárias à realização de todo o projeto", lembrou o superintendente de logística do Serpro, Victor Propato, também presente no ato. "O trabalho será acompanhado de perto na expectativa de ter o CD concluído no prazo, em dezembro de 2014", acrescentou o diretor de administração do Serpro, Antônio João Parera.
O novo centro de dados
Mais da metade do investimento
total de R$ 188 milhões será aplicada nas obras e na parte elétrica do futuro ambiente, que terá o que há de melhor no mercado de instalações físicas, que é o padrão Tier 4. A infraestrutura do local vai assegurar que, entre os mais de 525 mil minutos existentes em um ano, o datacenter só fique “fora do ar” por apenas cerca de 24 minutos. Na prática, isso significa que muitos sistemas de clientes, como Receita
Federal, Denatran e outros que prestam serviços ao cidadão, vão ficar
100% disponíveis a seus usuários.
"O projeto apresenta um ambiente de dados no padrão internacional. Será uma obra emblemática para o país", salientou Mazoni.
Novas demandas
Durante a assinatura, o
presidente Mazoni aproveitou para destacar que os atuais três
centros de dados do Serpro estão em processo de ampliação para atender
novas demandas. "São Paulo está sendo balanceado com Brasília para
expansão de tecnologia e lançamento da primeira nuvem pública no
país. Já o do Rio de Janeiro é ponta de linha em
Comunicação. Por isso, precisamos de espaço físico", explicou. Mazoni
complementou que, depois do ocorrido em 11 de setembro, a
experiência mostra que além de uma infraestrutura tecnológica segura é
imprescindível ter instalações físicas seguras.