General
Alertar para não falhar

Além do alto investimento em tecnologia de ponta como forma de garantir a segurança dos inúmeros sistemas e serviços de TI, o Serpro tem investido de forma sistemática na sensibilização dos empregados. “É importante o investimento na formação de conceitos de Segurança da Informação para todo o corpo funcional da empresa. Estatísticas do Cert.br apontam que um terço das tentativas de fraudes registradas no Brasil são destinadas ao usuário final, por isso o Serpro precisa investir em palestras e cursos nessa área”, afirma o analista de segurança Jone Freire, da Regional Recife.
Nesse cenário, a Coordenação Geral de Gestão de Segurança da Informação (Cogsi) tem atuado de forma sistemática, sendo uma das vertentes a promoção de eventos voltados para a formação e conscientização dos empregados. “Os empregados precisam saber contra o que se proteger e como se proteger. Nesse sentido, as ações de conscientização representam um ponto fundamental para a criação e fortalecimento da cultura de segurança”, afirma um dos coordenadores do Seminário de Segurança da Informação do Serpro, Marcos Allemand. “Cada edição do seminário traz convidados externos e colegas especializados nesse tema. Agora, em 2014, temos planejado a realização de seis seminários, sendo o primeiro já nesta quarta-feira, dia 19, no qual abordaremos as estruturas estratégicas e segurança do Expresso V3”, completa ele.
A preocupação com a segurança é uma constante nas aplicações e soluções desenvolvidas pela empresa. No caso do Expresso V3, o Serpro tem atuado em várias frentes para garantir a segurança da solução, desde a análise do código até a infraestrutura de produção. Além da solução de correio se beneficiar de toda a segurança já incorporada à rede, com equipamentos específicos e pessoas altamente capacitadas, a empresa tem investido na melhoria contínua da segurança do produto. Esse processo passa por testes de segurança e incremento nos componentes da solução.
"Nesse contexto, uma importante iniciativa foi o workshop de segurança ocorrido em janeiro na Esaf, com o objetivo de criar um grupo de discussão permanente em torno do tema. O evento gerou importantes contribuições que serão consideradas no roadmap de evolução da solução”, explica o gerente do Departamento de Comunicação Eletrônica da Ceago, José Sarto, um dos palestrantes dessa primeira edição do Seminário de Segurança.
Além de José Sarto, também participarão do evento Regina Maria de Felice Souza, coordenadora de Estruturas Estratégicas da Secretaria de Acompanhamento e Articulação Institucional (SAAI), do Gabinete de Segurança Institucional (GSI/PR) e Carlos Alberto Sobral Loureiro, gerente do Departamento de Gestão de Controle Interno da Superintendência de Desempenho e Controle Empresarial (Supdc) do Serpro.
Serviço
1º Seminário de
Segurança da Informação - 2014
Tema: Estruturas
Estratégicas e Segurança do Expresso V3
Data: 19/02/2014, 9h
às 12h
Local: Auditório da Sede, com transmissão por videoconferência para os auditórios das regionais e pelo serviço Assiste - Video Streaming Livre do Serpro.