General
Serpro discute os caminhos para a inclusão

Na próxima quarta-feira, 27, profissionais da área de inclusão reúnem-se com representantes de governo e da sociedade civil para ampliar a discussão sobre inclusão digital: o que ela significa, como tem avançado e quais as metas futuras. O evento ocorrerá simultaneamente na sede e em todas as regionais do Serpro. “No primeiro momento teremos uma videoconferência transmitida de Brasília, depois cada regional segue uma programação local, com mesas redondas, oficinas, coding dojos e até exposições”, destaca o coordenador do Programa Serpro de Inclusão Digital (Psid), Luiz Cláudio Mesquita.
Porque
dia 27
A
escolha do 27 de março para o evento é emblemática. Nesse dia inúmeras instituições comemoram o Dia Nacional da Inclusão
Digital, mesmo não sendo oficialmente uma data estabelecida para o
dia. “Em 2004 tramitou na Câmara projeto de lei que instituía o
Dia Nacional da Inclusão Digital mas findou com o projeto arquivado
sem entrar em votação. Não obstante, a semente já estava plantada
e desde então instituições e ONGs que atuam na área da inclusão social e digital adotaram o 27 de março como um dia reservado para debater políticas públicas de inclusão digital”, esclarece o ativista pernambucano Ivanildo Luís.
O Programa Serpro de Inclusão Digital também integra este grupo e em sintonia com as necessidades sociais de inclusão faz do dia 27 uma data especial para compartilhar conhecimentos, comemorar conquistas, discutir desafios e projetar metas para avançar a inclusão digital no Brasil. “No dia 27 vamos montar uma grande capacitação através do Assiste - Video Streaming Livre do Serpro, no horário da tarde, em todas as regionais da empresa, tanto para os empregados do Serpro e os telecentristas como para demais pessoas interessadas”, complementa Antônio Carlos Miranda, representante do Psid.
Sobre
o programa
O
Programa Serpro de Inclusão Digital foi criado em 2003, está
presente em todo o Brasil e mobiliza 30 pessoas. Até o momento foram
doados 5.275 equipamentos para 387 telecentros. "Nosso objetivo é
possibilitar que as pessoas tenham acesso a um computador, tenham
acesso à internet, assim nossa empresa se aproxima mais do cidadão e cumpre parte do seu papel social", conclui Luiz Cláudio Mesquita.
Programação
nacional
Cerimônia de Abertura
Participantes: Lygia Pupatto - Secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações; Rejane Pitanga - Secretária de Estado da Criança do GDF; Antônio João Nocchi Parera, diretor de administração do Serpro; Eunides Maria Leite Chaves, coordenadora da Universidade Corporativa do Serpro; Celia Regina de Souza - Assessora da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações; Ludmila Avila - Subsecretária do sistema Socioeducativo do GDF.
Horário: 9h às 10h30
Local: auditório da sede, com transmissão por videoconferência para os auditórios de todas as regionais e salas de videoconferência dos escritórios do Serpro.
Nos Estados
Clique aqui e confira a programação das representações regionais do Serpro em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.