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Agilidade e segurança para documentos oficiais

Desenvolvido pelo Serpro desde 2008, o Sistema de Geração e Tramitação de Documentos Oficiais do Governo Federal (Sidof) está em operação há quase dois anos. Trata-se de uma aplicação web, elaborada em linguagem livre (Java), que tem como objetivo principal permitir a tramitação de documentos entre autoridades do primeiro escalão do governo e a Presidência da República (PR). Seu foco está nas atividades de elaboração, redação, alteração, controle, tramitação, administração e gerência das propostas de atos normativos.
De acordo com Luiz Marcondes de Oliveira Filho, gerente do Serpro responsável pelo atendimento à PR, o Sidof é um sistema crítico que exige alta disponibilidade e performance, já que, entre seus usuários, estão a presidenta Dilma, além dos ministros de Estado e secretários executivos. Por essa razão, a ferramenta utiliza a tecnologia de certificação digital para acesso ao seu conteúdo e para a assinatura dos documentos, garantindo a segurança das informações tramitadas.
“Os dados no Sidof são criptografados e transmitidos com segurança. O acesso somente se dá através de certificados digitais e os documentos são assinados digitalmente pelos ministros de Estado e a presidenta da República. Até a presente data, nunca houve um único acesso indevido”, informa Mauricio Marques, diretor de Tecnologia da Informação da PR.
Atualmente, o Sidof está sendo hospedado e produzido no centro de dados da PR e adotado em todos os ministérios, secretarias e outros órgãos da estrutura da Presidência da República, dentre eles, Casa Civil, Secretaria Geral, Subchefia de Assuntos Jurídicos, Subchefia de Assuntos Parlamentares e Coordenação de Informações.
Customização
Por ser desenvolvido em software livre e por atender a uma necessidade de tramitação de documentos que é similar nas três esferas de governo, o sistema pode agilizar o processo em outras instituições de qualquer nível de governo, seja federal, estadual ou municipal. “Recentemente o Sidof foi solicitado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul”, exemplifica Mauricio Marques.
“A versão atual faz uso de chave de criptografia no padrão SHA-2, o que aumenta a segurança no acesso ao sistema. Também permite o uso de versões atualizadas do Java e do BrOffice, o que não acontecia em versões anteriores. Para uma versão futura, será disponibilizada uma nova funcionalidade, que é a possibilidade dos ministros de Estado utilizarem a ferramenta entre si, para geração dos Avisos Interministeriais”, completa Luiz Marcondes.