General
Incentivos
Agência de Inovação fomenta novas ideias no Serpro

Agência vai acelerar o desenvolvimento de inovações no Serpro
Para consolidar cada vez mais sua posição de promover as práticas inovadoras, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) implantou, por meio da Coordenação Estratégica de Ações Governamentais (Ceago), a Agência de Inovação.
A agência segue as diretrizes da política Serpro de Inovação e tem como principal objetivo "fomentar a geração, a execução e a aceleração de inovações no ambiente do Serpro, de forma a apoiar o desenvolvimento de ideias e oportunidades que tenham possibilidade de gerar inovações para a organização, clientes ou sociedade, por meio da aplicação de um conjunto organizado de ações, instrumentos e práticas, além de manter tais inovações vinculadas ao direcionamento estratégico da empresa".
A agência possui três focos de atuação - ambiente de inovação, gestão estratégica da inovação e portfólio de projetos inovadores. Sua atuação também está alinhada às diretrizes do Sistema Nacional de Inovação, às políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação e às melhores práticas de gestão pública.
O coordenador de ações governamentais do Serpro, Marcos Melo, destaca o que se pode esperar com a implantação da agência. "Estamos realizando a implantação da agência por etapas, com o incentivo à inovação em cada uma das regionais. Queremos explorar todo o potencial dos empregados. A intenção é fazer com que as ideias sigam em frente e que os projetos não fiquem sem patrocínio. Afinal, a inovação é uma das principais marcas da empresa", afirmou.
Agentes Locais de Inovação
Para assegurar nas regionais o incentivo à inovação citado por Marcos Melo, a Ceago, em conjunto com a diretoria de administração (Dirad), está preparando ações educacionais para a seleção e formação de agentes locais de inovação (ALI).
Com esses agentes, o Serpro busca atuar diretamente na promoção de ações que possibilitem a geração e uso de ideias inovadoras no ambiente corporativo, contribuindo diretamente na disseminação da cultura de inovação na empresa.
Os agentes serão selecionados por meio de edital interno e capacitados para facilitar o acesso dos empregados às ações com caráter inovador, bem como orientar empregados e chefias em relação às interações de seus processos de trabalho com o processo de inovação.