General
REFLEXÃO
“A inclusão social tem que fazer parte do nosso cotidiano”

Ciclo de palestras contou com tradução para Libras.
O 5 de dezembro é marcado no calendário nacional como o Dia da Acessibilidade. O Serpro, mais uma vez, comemorou a data com um ciclo de palestras voltado para a conscientização e para divulgação de formas de trabalho que garantam o acesso às tecnologias da informação a todas e todos.
“Queremos destacar a importância da acessibilidade nos sistemas e ferramentas que o Serpro desenvolve, mas também para o dia a dia das pessoas”, destacou o chefe do departamento da Responsabilidade Social da empresa, Luiz Cláudio Mesquita, no início do evento.
O ciclo de palestras
A atividade foi iniciada com a apresentação do "Coral das Mãozinhas", com estudantes da Escola Classe I do Guará interpretando música popular brasileira com a linguagem de sinais. Com essa forma de espetáculo, pessoas com deficiência auditiva também podem fruir a mensagem e o sentimento das canções.
A mesa de abertura contou, além da presença do diretor de Operações do Serpro, Wilton Mota, com a diretora do Departamento do Governo Eletrônico (eMAG) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), Andrea Ricciardi, e do coordenador-geral de acessibilidade da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Presidência da República, Sérgio Paulo Nascimento.
“É muito importante que o Serpro chame a atenção para o assunto e que esteja preocupado em garantir a acessibilidade nos produtos que desenvolve”, assegurou Sérgio Nascimento em sua fala. Andrea Ricciardi, concordou, parabenizando a empresa pela iniciativa. “Acessibilidade não é assunto para ser tratado em especial ou em separado, mas realmente integrar o fazer de cada profissional ou empresa”, acrescentou a diretora do e-MAG.
Na sequência, foram realizadas três palestras técnicas: “Acessibilidade na web: conceitos, tendências e desafios”, com Sérgio Nascimento; “Padrões abertos e seu impacto na acessibilidade: as lições das últimas décadas e as novas necessidades de pessoas com deficiências”, com Fernando Botelho, presidente da F123 Consulting; e “Benefícios e desafios na implementação do eMAG”, com Ana Elisa Gabriel, analista em TI do Departamento de Governo Eletrônico (eMAG).