General
Serpro, em parceria com o Ministério da Cultura, viabilizará a doação de 100 equipamentos a telecentros
A cerimônia será realizada às 15h, na sede do ministério, com a presença do ministro Gilberto Gil; da secretária interina de Programas e Projetos Culturais do MinC, Antônia Rangel; do diretor-presidente do Serpro, Marcos Vinícius Mazoni; e da embaixatriz Ana Maria Amorim.
A partir dessa parceria, serão doados aos Pontos computadores para a implantação dos telecentros comunitários e oferecidas oficinas de treinamento, além de suporte técnico e consultoria do Serpro. Também estão previstas ações de capacitação para formar multiplicadores no uso de tecnologias digitais.
Os Pontos de Cultura a serem beneficiados deverão se enquadrar nas categorias de instituições filantrópicas de utilidade pública reconhecidas pelo Governo Federal ou como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs). Também deverão dispor de acesso à internet Banda Larga, oferecido pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) no âmbito da parceria do Ministério da Cultura com o Ministério das Comunicações.
Durante o processo de seleção, realizado entre os dias 4 e 28 de setembro, foram inscritos 157 Pontos de todo o país. O processo de seleção foi realizado entre os dias 4 e 28 de setembro. Em novembro, o Serpro divulgará a lista dos contemplados. Conforme critérios definidos pelo MinC e pelo Serpro. Terão prioridade de atendimento as iniciativas localizadas em regiões com baixos índices de inclusão digital.
A previsão é que cada beneficiado receba pelo menos 11 computadores e, ainda, dois monitores capacitados pelo Serpro para auxiliarem na coordenação de cada telecentro. Os equipamentos terão que ser utilizados em ações de fim cultural e os critérios de uso serão definidos pelas próprias comunidades, conforme suas necessidades e contexto cultural.
A parceria entre MinC e Serpro vem se somar às ações, do Governo, de inclusão digital e possibilitar aos Pontos de Cultura o acesso a outros programas do Governo Federal. Com atuação em todo território nacional, em mais de trezentos municípios espalhados por todo país, o Serpro irá disponibilizar sua expertise e suporte em tecnologia da informação para reforçar, sem qualquer ônus ao Ministério da Cultura, as ações de Cultura Digital do Programa Cultura Viva, além de suprir parte das carências dos Pontos de Cultura que ainda não conseguiram participar das ações de inclusão digital do governo federal.
Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura, 17 de outubro de 2007