General
Começa nesta quarta o V Fórum de Software Livre
Em sua quinta edição, o Fórum de Software Livre do Rio de Janeiro – organizado pelo Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), pela Rede Software Rio (composta por Riosoft, Assespro e Seprorj), pela UniRio e pela Abrasol (Associação Brasileira de Software Livre) – acontecerá esta semana, entre os dias 03 e 06/10, e terá como foco o estímulo à formação de novos desenvolvedores e a adesão de novos usuários a soluções abertas.
Realizado anualmente, o encontro já é uma referência para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação e, a cada edição, firma-se também como pólo de negócios e de divulgação de inovações e pesquisas. Em 2007, os dois primeiros dias de evento serão dedicados às palestras e aos fóruns de negócios – realizados no Clube de Engenharia, no Centro do Rio –, enquanto a sexta-feira e o sábado serão reservados aos mini-cursos de capacitação e às palestras orientadas para a comunidade de TI, que acontecerão no campus da UniRio, na Praia Vermelha.
O painel de abertura do V Fórum de Software Livre do Rio de Janeiro terá como tema “A visão Governamental sobre Software Livre: Oportunidades para Empresas e Comunidade” e será moderado pelo vice-presidente do Proderj, Paulo Coelho, contando ainda com as ilustres participações de Marcos Mazoni, presidente do Serpro; Corinto Meffe, titular da Gerência de Inovações Tecnológicas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/Ministério do Planejamento; e Luiz Manoel Figueiredo, Coordenador de Capacitação em Software Livre do Projeto Piraí Digital.
Para os demais dias do evento estão previstas discussões sobre linguagens de programação e sobre o software livre na TV digital brasileira, com ênfase no middleware Ginga. Nomes internacionais – como o de Jon "Maddog" Hall, um dos fundadores do movimento Open Source mundial – figuram entre a lista de palestrantes. A programação completa do Fórum pode ser conferida no site Fórum de Software Livre, onde também devem ser feitas as inscrições dos interessados em participar do evento.
Todos os cadastrados no site poderão assistir gratuitamente às palestras e conhecer estandes e exposições do Fórum. Para realização dos mini-cursos, entretanto, é necessário pagar uma taxa de R$ 70,00 (setenta reais) – para os módulos de quatro horas de duração – ou de R$ 100,00 (cem reais) – para os cursos de seis horas. Estudantes e funcionários públicos têm direito a descontos de 50% e de 25% sobre o valor da inscrição, respectivamente.
O Proderj montará, durante os quatro dias de evento, um laboratório de inclusão digital para atender aos participantes do Fórum, equipado com cinco estações de trabalho e um servidor.
Jornal do Brasil, 3 de outubro de 2007