Notícia
Sustentabilidade
Evento reforça protagonismo da agenda ESG entre lideranças do Serpro

Com o intuito de fortalecer a agenda da sustentabilidade no Serpro, a empresa promoveu, nos dias 23 e 24 de abril, o Workshop Protagonismo da Agenda ESG, voltado à conscientização e capacitação de lideranças, especialmente superintendentes e assessores da diretoria. A iniciativa que integra o Projeto Estratégico ESG ocorreu no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília.

“O objetivo do workshop é manter nossas lideranças muito bem capacitadas em ESG, demonstrando o quanto essa agenda é fundamental para os negócios hoje”, declarou a coordenadora do Projeto Estratégico ESG do Serpro, Valeria Silva. Ela explicou que o treinamento visa garantir que a empresa não só cumpra regulamentos, mas também atue de forma ética e sustentável. “A aplicação desse aprendizado pode trazer benefícios como reter talentos e gerar impacto real na cultura e nos resultados da empresa, melhorando a reputação e atraindo clientes,”, acrescentou Valeria.
Para o diretor de Negócios do Serpro, André Agatte, é fundamental que a pauta ESG esteja integrada às decisões estratégicas da empresa. “No dia a dia, assolado por demandas de entrega, a gente percebe que as demandas nos comprimem, mas as questões ESG precisam estar presentes. ESG, hoje em dia, além de necessário para as pessoas e para o planeta, é também questão de negócio”, afirmou Agatte.
Governança e meio ambiente: o modelo que “deu certo” não é o mais sustentável

O primeiro dia do evento foi conduzido pelo professor João Redondo, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), focado nas questões ambientais e de governança. Os participantes foram convidados a refletir sobre os desafios e as oportunidades relacionados aos temas na gestão pública e na atuação do Serpro como estatal de tecnologia. A oficina buscou apresentar ferramentas práticas para a incorporação da agenda ESG no cotidiano das áreas da organização.
“O nosso objetivo é que todos possam voltar para suas áreas e coloquem efetivamente os conhecimentos aqui adquiridos em prática”, destacou Redondo. Ele também apontou que os principais desafios enfrentados por gestores ao tratar do tema são a complexidade da metodologia e a conexão com as atividades do dia a dia. “Se essas duas barreiras forem superadas, já teremos alcançado o nosso propósito”, declarou o professor.
A programação do primeiro dia incluiu reflexões sobre o atual modelo econômico baseado na extração de recursos naturais, produção em larga escala, consumo acelerado e descarte. Essa lógica foi apresentada durante o evento para ressaltar a mensagem de que o “modelo que deu certo não é o mais sustentável”.
Direitos fundamentais e respeito às pessoas
O segundo dia foi dedicado ao S de Social. Para Sônia Loureiro, também professora do IBGC, o workshop foi uma grande oportunidade para chamar cada um para o seu protagonismo, com cada pessoa tendo a clareza de que parte faz no todo dessa agenda.

“A agenda social é desafiadora porque a sociedade está vivendo um momento de transformação muito grande. Buscamos passar que não se trata de uma agenda ideológica, mas sobre o impacto na vida de públicos estratégicos das organizações, do Serpro em especial, e que as referências precisam ser de direitos fundamentais, de respeito a cada ser humano”, compartilhou Sônia.
O diretor de Administração e Finanças do Serpro, Osmar Quirino, reforçou o compromisso do Serpro em promover toda essa transformação empresarial, destacando a atuação das equipes sob sua gestão, principalmente na implementação de boas práticas ambientais, sociais e de governança. "Iniciativas como esse workshop consolidam a grande relevância da sustentabilidade para o presente e futuro da nossa organização e do elevado padrão ético com o qual nos relacionamos com a sociedade", concluiu.
Serpro realizou workshop ESG para diretores em fevereiro
Nos dias 27 e 28 de fevereiro, os diretores e assessores especiais do Serpro, acompanhados de especialistas em Sustentabilidade ESG, reuniram-se em São Paulo no evento Melhores Práticas de Sustentabilidade, um workshop focado em entender as necessidades, o estágio de maturidade e a familiaridade com as melhores práticas contemporâneas e regulatórias de sustentabilidade.
O evento proporcionou aos executivos a oportunidade de compartilhar conhecimentos e refletir sobre as novas variáveis que hoje moldam a gestão e o planejamento das empresas. O objetivo foi intensificar a atenção sobre a sustentabilidade e as implicações que ela traz para as organizações.
Os participantes também avaliaram a Jornada de Sustentabilidade empreendida pelo Serpro desde o segundo semestre de 2023, destacando a importância da participação ativa dos diretores no alinhamento das unidades da empresa, visando o cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Ações ESG. Esse esforço visa garantir que os objetivos estratégicos para 2025 sejam atingidos.