Notícia
Gestão do trânsito
SNE amplia controle e transparência para órgãos autuadores com novas funcionalidades

Foto: Agência Brasília
Os órgãos autuadores ganharam duas novas funcionalidades no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), solução desenvolvida pelo Serpro em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Com os novos recursos, é possível aumentar o controle sobre as atividades na ferramenta e oferecer mais transparência aos usuários.
As novas funcionalidades, Consulta de Adesão e Consulta de Notificação, foram desenvolvidas a partir de entrevistas com os clientes da solução, atendendo às necessidades de evolução do serviço. “Essas funcionalidades são o fruto de um trabalho de escuta ativa com os órgãos autuadores. Identificamos suas principais demandas e desenvolvemos esses recursos para atendê-los”, explica o gestor do SNE no Serpro, Alfredo Baeta.
"A ampliação das funcionalidades do SNE reforça a transparência e a eficiência na gestão das infrações de trânsito. Com a Consulta de Adesão e a Consulta de Notificação, os órgãos autuadores ganham mais segurança jurídica, e o cidadão tem acesso facilitado às informações e benefícios. A Senatran, em parceria com o Serpro, segue investindo em soluções digitais que simplificam a vida do cidadão e modernizam a administração pública", afirma o coordenador-geral de Planejamento, Gestão e Controle da Senatran, Ailton Nunes de Matos Junior
Como são as novas funcionalidades
A Consulta de Adesão permite que os órgãos autuadores verifiquem todo o histórico de adesão do cidadão ao SNE. Isso é essencial porque o cidadão pode aderir e cancelar sua adesão a qualquer momento, mas só pode solicitar o desconto de 40% no pagamento das multas caso esteja aderido ao sistema no momento da infração. Com esse novo recurso, os órgãos podem confirmar se houve a adesão e quando, ratificando se o cidadão teria direito ao benefício ou não em determinado período.
Já a Consulta de Notificação possibilita que os órgãos autuadores verifiquem se o cidadão foi notificado via SNE, podendo inclusive baixar o PDF com todas as informações da notificação. "Esse recurso é um grande avanço na transparência do processo. Já que o órgão poderá comprovar que um cidadão foi devidamente notificado, caso este apresente alguma dúvida quanto a isso. O órgão pode acessar o histórico e ter a contraprova de que a notificação foi, sim, emitida pelo SNE", destaca Baeta.
“As inovações fortalecem a gestão das autuações, proporcionando maior segurança jurídica e transparência no relacionamento entre o poder público e o cidadão”, avalia a gerente de Negócio em Soluções Digitais de Trânsito para Veículos do Serpro, Patrícia Moraes. A gestora informa que as novas funcionalidades estão disponíveis no Portal de Serviços da Senatran, acessíveis para os órgãos autuadores mediante login com certificado digital.
Para o superintendente de Negócios com Clientes Finalísticos da estatal de TI, Brenno Sampaio, a evolução do SNE torna-se mais um exemplo de como o Serpro prioriza atender às necessidades de seus clientes, sempre com foco na modernização da gestão pública. “Estamos constantemente aprimorando nossas soluções para entregar mais eficiência e segurança aos órgãos de trânsito e aos cidadãos. Essas novas funcionalidades elevam o padrão de controle e transparência da ferramenta, beneficiando diretamente a sociedade”, enfatiza.
SNE + CDT
O SNE é integrado à Carteira Digital de Trânsito (CDT), e sua adesão, tanto por órgãos autuadores quanto pelos proprietários de veículos, permite o pagamento de multas com até 40% de desconto. Além de facilitar a gestão das infrações, o sistema contribui para a redução do consumo de papel, substituindo as notificações impressas pelo envio eletrônico via plataforma digital
Acesse a página e saiba mais sobre o SNE e seus benefícios para órgãos autuadores. Baixe também a CDT e tenha todos os documentos de trânsito no seu smartphone, bem como outras facilidades como a venda digital de veículos e o próprio pagamento de multas com desconto.