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Turismo
Sistema da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes é implantado em São Paulo

Nos dias 10 e 11 de março, o Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Serpro, estatal federal de inteligência em governo digital, implementou a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH Digital) no Hotel Radisson Pinheiros, em São Paulo. Integrante da Rede Atlântica e utilizando o sistema de gestão hoteleira TOTVS (PMS), o hotel agora faz parte do projeto piloto que moderniza e agiliza a hospedagem no Brasil.
"A FNRH Digital foi desenvolvida para lidar com um alto volume de acessos simultâneos, garantindo desempenho estável e eficiente, mesmo nos períodos de maior demanda do turismo. Esse sistema moderno e escalável está preparado para acompanhar a expansão do setor e oferecer uma experiência aprimorada tanto para hóspedes quanto para os meios de hospedagem", afirmou Alexandre Amorim, diretor-presidente do Serpro.
Este é o quarto hotel a integrar o projeto piloto de conexão direta com o MTur, reforçando o compromisso com inovação e eficiência nos serviços prestados aos turistas.
O que é e como funciona?
A FNRH Digital substitui o preenchimento manual por um sistema digital integrado automaticamente ao MTur, permitindo a transmissão em tempo real das informações de check-in e check-out dos hóspedes. Os dados são validados diretamente nas bases do governo, garantindo mais segurança e confiabilidade. Além disso, elimina a necessidade de assinaturas em papel, agilizando o processo e tornando-o mais sustentável.
O sistema permite que os hóspedes realizem o check-in de forma rápida e prática via QR Code e login Gov.br. Caso não tenham acesso ao celular, o hotel disponibiliza um dispositivo para preenchimento direto no sistema. Com a nova portaria a ser publicada em breve pelo MTur, o preenchimento manual e a assinatura física da ficha não serão mais necessários, desburocratizando o setor e melhorando a experiência dos clientes. “O processo é simples, eficiente e teremos uma bela melhora no fluxo de atendimento, agilizando o processo de check-in”, destacou Daniele Florenzano Rizatto, coordenadora de Operações e Serviços do Hotel Radisson Pinheiros.
A expectativa do MTur é validar a solução em alguns hotéis, coletar sugestões dos meios de hospedagem e, posteriormente, expandi-la para toda a rede hoteleira nacional. A iniciativa promete trazer mais agilidade, segurança e sustentabilidade ao setor, eliminando o uso de papel e otimizando o fluxo de informações.
Confira no infográfico abaixo como funciona o FNRH: