Notícia
Reconhecimento
Serpro recebe selo de confiabilidade do Reclame Aqui pela excelência no atendimento ao cliente

O Serpro acaba de conquistar, neste mês de fevereiro, o Selo RA Verificada, uma certificação concedida pelo Reclame Aqui (RA) que atesta a confiabilidade das empresas após um rigoroso processo de auditoria. O reconhecimento demonstra a transparência, a credibilidade e a excelência no atendimento do Serpro aos clientes, validando a segurança e eficiência dos canais de relacionamento e o suporte na resolução de demandas.
A conquista do selo confirma a atuação assertiva do Serpro no Reclame Aqui e fortalece a reputação da empresa junto aos cidadãos. “Esse é mais um forte indicador de que o Serpro verdadeiramente incorporou aos seus processos de atendimento e de desenvolvimento de produtos e serviços o foco nas reais necessidades dos seus clientes”, avalia o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.
Para o gerente da Divisão de Estratégia para Melhorar a Experiência do Cliente da empresa, Lazaro Pires Filho, o selo é um reconhecimento oficial da alta qualidade no atendimento realizado pelo Serpro no RA. “A certificação comprova que atuamos com padrões elevados de qualidade na resolução de problemas e que estamos sempre buscando oferecer a melhor experiência para nossos clientes”, comemora.
Ateste de confiança
O Reclame Aqui é referência em reputação, pesquisa e confiança na América Latina e uma das plataformas mais confiáveis para avaliação de empresas no Brasil. Ele permite que os consumidores registrem reclamações e avaliem como suas demandas foram tratadas.
O Selo RA Verificada reflete diretamente na percepção de confiança dos consumidores com a empresa e influencia a decisão de compra dos cidadãos. De acordo com uma pesquisa recente do Instituto Reclame Aqui, 81,9% dos consumidores consideram a presença do selo um fator decisivo na hora de fechar negócio. Além disso, 67,2% dos entrevistados afirmam que só seguiram com a compra porque a marca possuía a certificação.
“O Selo RA Verificada é mais que um reconhecimento, é a confirmação do nosso compromisso em oferecer uma experiência confiável no atendimento aos nossos clientes", Sheila Antonioli, gerente do Serpro.
Processo de auditoria
Para obter a certificação, o Serpro passou por uma auditoria criteriosa, que incluiu análise financeira, qualidade dos canais de atendimento, checagem de dados cadastrais, além de manutenção de boas práticas na plataforma. Essa verificação acontece mensalmente para garantir a qualidade contínua no atendimento, exigindo que a empresa cuide constantemente das informações compartilhadas. Após passar pelos critérios de validação, o Selo RA Verificada fica disponível no topo da página da empresa no Reclame Aqui.
“Para o Serpro, ostentar o Selo RA Verificada é mais que um reconhecimento, é a confirmação do nosso compromisso em oferecer uma experiência confiável no atendimento aos nossos clientes. Essa conquista é um diferencial competitivo e reafirma a empresa como uma referência no mercado, demonstrando que a satisfação dos clientes está no centro de nossas estratégias”, conclui a gerente da Estratégia de Negócio com Foco na Felicidade do Cliente da empresa, Sheila Antonioli.
Serpro é reconhecido por impulsionar a cultura centrada no cliente
Em novembro de 2024, a empresa recebeu o prêmio The Customer Summit Awards 2024, em reconhecimento às iniciativas educacionais realizadas ao longo do ano. Essas ações tiveram como objetivo disseminar a cultura de Experiência do Cliente (Customer Experience - CX) na organização, consolidando-a como um diferencial competitivo e elevando os padrões de atendimento e relacionamento com os clientes. Concorrendo na categoria "Treinamento e Desenvolvimento", o Serpro foi classificado como o terceiro melhor do mercado.
As estratégias implementadas na estatal para entregar experiências positivas aos clientes também foram reconhecidas pelo Prêmio CSX Week 2024. Dentre dez finalistas, Sheila Antonioli foi eleita, por votação aberta, a melhor profissional de customer experience do ano, por atuar no Serpro com as melhores práticas para fomentar a cultura organizacional centrada no cliente.