Notícia
Tecnologia portuária
Serpro marca presença na primeira edição das caravanas da inovação portuária do MPOR

No dia 21 de fevereiro, Recife sediou a primeira edição das “Caravanas da Inovação Portuária”, evento que reuniu autoridades, especialistas e empresas para discutir a modernização do setor portuário brasileiro. O Serpro teve um papel de destaque no evento, com a participação do superintendente de Negócios com Clientes Finalísticos, Brenno Sampaio, em um painel sobre as possibilidades de evolução tecnológica do setor.
Durante o debate, Sampaio compartilhou a visão do Serpro sobre transformação digital e a necessidade de aplicar a inovação de forma realista e prática. “Quando tentamos uma inovação de maneira puramente intensa, ela pode falhar. Por isso, é essencial adotar um processo de inovação mais factível, adaptado a contextos específicos. Inovar envolve riscos, mas, quando controlados, esses riscos podem ser ajustados rapidamente”, explicou.
O superintendente destacou ainda a abordagem do Serpro na criação de soluções inovadoras. “Estamos focados em entender as necessidades reais dos clientes, utilizando oficinas de ideação para prototipar soluções práticas e integradas. A inovação não é apenas digitalizar processos, mas transformar mentalidades e paradigmas. Um exemplo disso é o lançamento do primeiro documento digital no Brasil, que transformou a maneira como as pessoas lidam com a identificação pessoal. A verdadeira transformação digital envolve mudanças no processo, não apenas automação”, concluiu.
Porto Sem Papel foi destaque de painel: tecnologia revolucionou o setor
Outro destaque do evento foi a apresentação do coordenador do Sistema Porto Sem Papel (PSP) no Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), Carlos Tiego Arruda. Ele detalhou os avanços do PSP, solução inovadora desenvolvida pelo Serpro para o MPOR, que já está presente em 100% dos portos públicos do país e otimiza a análise e liberação de mercadorias.
“Antes da implementação do Porto Sem Papel, trabalhávamos exclusivamente com papel, utilizando mais de cem formulários e preenchendo cerca de dois mil campos. Com a introdução do PSP nas operações portuárias, passamos a contar com um único documento virtual, o que acelerou significativamente as operações. Antigamente, levávamos mais de cem horas para concluir uma operação e uma manutenção. Hoje, em média, conseguimos concluir esse processo em quarenta horas, o que representa uma redução enorme”, destacou Tiego Arruda.
O coordenador acrescentou que essa melhoria impacta positivamente, não só na redução de custos para o operador portuário e armadores, mas também para o Estado, tornando o Brasil mais competitivo ao reduzir os custos operacionais portuários.
Objetivos e avanços da inovação no setor portuário
O evento teve como objetivo promover a modernização e aumentar a eficiência do setor portuário brasileiro. Com o apoio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e do HUB Brasil Export, as Caravanas da Inovação Portuária seguirão para outras cidades ainda neste ano, incluindo Fortaleza, Rio de Janeiro, São Luís, Salvador e Santos.
O principal propósito dos encontros itinerantes é fomentar a troca de experiências e facilitar a colaboração entre autoridades portuárias, pesquisadores, empresas de tecnologia, startups e órgãos governamentais. Através de palestras, fóruns de discussão e visitas técnicas, as caravanas visam promover um diálogo aberto para superar os obstáculos à inovação nos portos do país. Saiba mais sobre as caravanas aqui.