Notícia
Empreendedorismo
Serpro destaca inovação e parceria com startups no Rio Web Summit 2025

O Serpro, estatal de inteligência em governo digital do Brasil, marca mais uma vez presença no Rio Web Summit. Na edição 2025, o estande da empresa no evento se transformou em um palco de discussões com palestras sobre inovação, parcerias com startups, transformação digital, inteligência artificial, segurança da informação e o futuro da tecnologia.
No primeiro dia do evento, 28 de abril, o principal destaque do estande foi o programa Serpro Ventures, iniciativa da empresa voltada à aproximação do setor público com o ecossistema de inovação. "O Web Summit é um ambiente muito concorrido, repleto de atividades. Foi uma excelente oportunidade para apresentar o Serpro a um público, de certa forma, inédito para nós, reforçando nossa missão de apoiar startups e lançar desafios que busquem soluções reais de mercado", afirmou Moziel Freire, gerente do departamento de inovação do Serpro.
Moziel ressaltou que o evento é uma oportunidade estratégica para mostrar a evolução do Serpro ao longo de seus 60 anos, consolidando a empresa como líder em inteligência e inovação, sempre aberta a novas parcerias. "Queremos deixar claro que o Serpro sempre foi inovador e continuará trilhando esse caminho, agora também olhando para o mundo das startups", afirmou. Ele destacou ainda que a atuação do Serpro com startups não visa aquisição ou controle. "Nossa missão é apoiar o ecossistema, lançar desafios e buscar soluções para problemas reais de mercado", concluiu.
Serpro recebeu Selo Dourado do Cubo Itaú
O programa Serpro Ventures foi lançado para conectar o setor público às startups de GovTech, FinTech e AgriTech, promovendo transformação digital e inclusão social. A iniciativa investe em parcerias estratégicas, hackathons e chamadas públicas de soluções inovadoras. Com presença em hubs como o Cubo Itaú (SP), Instituto Caldeira (RS), Porto Digital (PE) e Biotic (DF), o programa já se consolidou como referência em inovação pública no Brasil. Em março de 2025, inclusive, recebeu o selo dourado do Cubo Itaú por seu engajamento na inovação.
Além do Serpro Ventures, o estande do Serpro apresentou no primeiro dia a palestra "Inova Estúdio Serpro", conduzida por Eliezer Trajano, gestor na empresa, que mostrou aos participantes como a estatal transforma ideias em produtos inovadores. Antônio Miranda, representante de uma startup de Brasília, assistiu à palestra de Eliezer e mostrou-se surpreso com o processo de inovação da estatal. “Eu não estava sabendo que a empresa está realmente trabalhando bastante com novas soluções. A gente tem uma ideia diferente do que é uma estatal e a palestra tirou essa visão de mim e me deu possibilidade de novos negócios", declarou.
Terça-feira: Estande do Serpro conta com quatro palestras
Já no dia 29, a programação do estande aborda temas como o uso da informação pública para prevenir fraudes, com Lucas Ribeiro, às 11h; o potencial dos assistentes conversacionais de IA, com Welsinner Brito, na sequência às 11h40; e as estratégias de Deep Tech para o futuro das organizações, em painel conjunto com Diego Aristides, CEO da The Collab Foundation, abrindo a programação da tarde às 15h30. Rafael Ferreira, do Serpro, e César Vílchez Inga, Secretário de Governo Digital do Peru, encerram o dia debatendo o novo panorama da geopolítica digital, às 16h20.