Notícia
Cidades inteligentes
Serpro e Associação Paulista de Municípios (APM) firmam acordo para impulsionar transformação digital de cidades do estado

Da esquerda para a direita: Beatriz Gusmão e Frederico Scaranello (APM), André Agatte, Henrique Mattiello e Arthur Fisch (Serpro)
O Serpro, estatal de inteligência em governo digital, e a Associação Paulista de Municípios (APM) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) voltado ao fortalecimento da transformação digital nas administrações municipais do estado de São Paulo. Com duração inicial de 12 meses, o acordo busca modernizar a gestão pública municipal por meio de soluções tecnológicas do governo federal.
A parceria facilita o acesso dos municípios paulistas a ferramentas digitais que promovem eficiência, segurança e desburocratização. A APM atuará como ponte entre o Serpro e as prefeituras. O objetivo é atender às demandas locais com apoio técnico especializado.

Para o presidente da APM, Frederico Scaranello, a expectativa com a parceria é bastante positiva. “Estamos vivendo um momento de evolução nos serviços públicos e precisamos levar tecnologia para as cidades de São Paulo. E o Serpro tem pacotes de serviços de inteligência que são fundamentais para que os municípios conheçam e tenham acesso. Nós, da associação de municípios, visamos justamente isso: buscar o que tem de melhor no mercado e levar até os nossos associados, para que eles possam utilizar esses mecanismos para prestar um serviço de qualidade para as suas populações”, esclarece.
Segundo Scaranello, os resultados da parceria entre APM e Serpro serão essenciais, principalmente para as cidades médias e pequenas, que têm dificuldades em manter uma gestão qualificada na área de tecnologia. “É mais difícil para cidades menores terem profissionais contratados, então levaremos conhecimento, tecnologia, capacitação, treinamento e informação, em especial para essas pequenas e médias prefeituras de São Paulo”, prevê.
O diretor de Negócios, Governos e Mercados do Serpro, André Picoli Agatte, entende que a AMP é muito relevante para o estado de São Paulo e construir essa relação é levar modernização tecnológica para os 645 municípios. “O Serpro cumpre sua missão social de empresa pública, de Estado, contribuindo para a modernização dos municípios paulistas. É nossa missão levar conhecimento tecnológico às prefeituras para avançar no processo de inclusão digital”, defende.
Webinar para fomentar o Prefeitura +Digital será a primeira ação da parceria
A cooperação técnica entre o Serpro e a APM já começa a gerar frutos concretos. Uma das primeiras iniciativas será a realização de um webinar conjunto, previsto para 16 de abril, com foco na disseminação do programa Prefeitura +Digital no estado de São Paulo. A ação integra um conjunto de atividades previstas no acordo, que incluem eventos, oficinas, capacitações e encontros técnicos voltados à apresentação de soluções, à disseminação de boas práticas e ao estímulo à troca de experiências entre os entes públicos.
Segundo o gerente de Negócio do Serpro na Região Sudeste, Henrique Mattiello, o evento será estratégico para aproximar os municípios paulistas das soluções tecnológicas oferecidas pela empresa. “O objetivo do webinar é fomentar o Prefeitura +Digital em São Paulo. Esse acordo vai além do aspecto comercial — ele também permitirá ao Serpro aprimorar seu entendimento sobre as demandas específicas desse mercado”, afirmou.
A parceria contempla ainda o mapeamento das necessidades locais, com foco na ampliação da oferta de serviços públicos digitais e no fortalecimento da governança baseada em dados. Com essa aliança, as prefeituras paulistas terão a oportunidade de conhecer e adotar soluções como Datavalid, GovData, integração com a plataforma Gov.br, entre outros produtos que já promovem a digitalização de processos em diferentes esferas da administração pública. A expectativa é de que a colaboração gere ganhos reais em eficiência, transparência e qualidade dos serviços prestados ao cidadão.