Notícia
Reconhecimento
Receita Federal e CFC visitam o Serpro no último dia de adesão ao Simples Nacional

No dia 31 de janeiro, último prazo para adesão ao Simples Nacional, a Receita Federal do Brasil (RFB) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizaram uma visita aos centros de Comando, Segurança e de Dados do Serpro na Regional Brasília. O objetivo foi conhecer de perto a infraestrutura que opera ininterruptamente para garantir a continuidade e segurança dos serviços oferecidos pela empresa.
“Nós mostramos ao Conselho Federal de Contabilidade como o Serpro trabalha para garantir a disponibilidade dos serviços, especialmente em datas críticas, quando há um maior volume de acesso aos sistemas. Apresentamos a infraestrutura robusta da empresa, demonstrando o monitoramento constante e a alta capacidade do nosso Centro de Dados, além de detalhar como trabalham as equipes envolvidas”, afirmou a superintendente de Negócios da Receita Federal e Comércio Exterior, Cristiane Drumond. A visita também incluiu a apresentação de serviços importantes, como o e-CAC e o Simples Nacional, que são de interesse dos contadores e de seus clientes.
Importância para a classe contábil
A conselheira federal do CFC e coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Reforma Tributária na autarquia, Ângela Dantas, enfatizou a relevância da visita para a classe contábil: “Foi um dia marcante e importante para os contadores. O Serpro processa o produto do nosso trabalho e, ao ver a grandiosidade dessa empresa, sentimos um grande conforto, sabendo que temos segurança e proteção, com um ambiente regulado que entrega resultados para a sociedade”.
O auditor fiscal e coordenador geral de TI substituto da RFB, Gleyson Noronha, explicou que a visita aproximou os contadores e seus conselhos da infraestrutura dos serviços da Receita Federal. “Principalmente hoje, que é o último dia para a opção ao Simples Nacional, queríamos mostrar o que sustenta os serviços como o portal eCAC e a situação fiscal, evidenciando o suporte fundamental para o trabalho dos contadores e sua assistência aos contribuintes”, acrescentou Noronha.
Responsável pela coordenação do Centro de Operação, a superintendente de Integração com o Negócio, Fernanda Gomes, explicou que é construída uma grande articulação entre as áreas de produção, incluindo centro de dados, redes e segurança, com as de desenvolvimento e negócio, para gerar um processo de monitoramento e resposta para garantir a excelência de todos os serviços. “A coordenação das operações integra o nosso dia a dia, mas há também uma atenção especial para eventos mais críticos, como esse último dia de adesão ao Simples Nacional. Diversas equipes estão alinhadas, verificando todos os indicadores de funcionamento dos equipamentos e do serviço como um todo, prontas a atuar preventivamente em qualquer necessidade”, descreve Fernanda Gomes.
Participantes da visita
Pelo Sistema CFC/CRCs, participaram da reunião, além da Angela Dantas, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Márcio Schuch, e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), Suely Maria de Oliveira.
Já pelo Serpro, estiveram presentes a superintendente de Negócios Fazendários e do Trabalho, Elaine Kato, e os superintendentes de Centro e Dados, Eduardo Salinas, e de Arquitetura Corporativa, Plataformas Inteligentes e Engenharia de Nuvem, Welsinner Brito, além de Critiane Drumond, Fernanda Gomes e do gerente de Negócios que atua com Integra Contador, Breno Ribeiro.
Sistema Simples Nacional
O sistema do Simples Nacional, desenvolvido pelo Serpro, é um regime tributário diferenciado e simplificado que unifica tributos federais, estaduais e municipais para MEIs e empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. Os empreendedores tiveram até a sexta-feira, 31 de janeiro, para fazer a opção pelo Simples.
De acordo com a Receita Federal, a opção estava disponível para contribuintes que desejavam integrar o regime, mas também para os excluídos do Simples Nacional em 2024 e que desejavam retornar, incluindo os que não regularizaram débitos vinculados aos Termos de Exclusão enviados entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro.