Notícia
Identificação Digital
ProID aumenta faturamento em 2024 e começa a conquistar o mercado internacional
O ProID é uma solução em nuvem desenvolvida pelo Serpro, estatal federal de inteligência para governo digital, para a emissão e gestão de Carteiras de Identidade Profissional (CIP) ou Carteiras Funcionais em formato digital. Essa ferramenta permite que entidades de classe, conselhos profissionais e órgãos públicos emitam e administrem identidades profissionais de forma prática e segura. Devido ao sucesso dessa tecnologia, a estatal lançou, no ano passado, uma versão do ProID para o mercado internacional, chamada GovID.
A versão internacional foi projetada para se adequar às regulamentações e necessidades específicas de cada entidade e país, oferecendo segurança e usabilidade com o QR Code VIO integrado ao serviço. A solução já despertou o interesse dos países africanos Moçambique e Botsuana.
Moçambique
No caso de Moçambique, já existe um projeto de implantação sendo conduzido em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF), com vistas a atender a Autoridade Nacional Reguladora de Medicamentos (ANARME).
“O objetivo é criar um documento de identificação digital oficial com a plataforma ProID cuidadosamente adaptada para atender às especificidades locais. Já apresentamos um protótipo disponibilizado para download dos representantes para conhecer o serviço. Além de responder à demanda de identificação civil, a solução também dará suporte a iniciativas fundamentais, como o controle de saúde pública”, informa Lucas Frederico Vieira Ribeiro, gerente de Negócios do Serpro.
O gerente esclarece que a digitalização desse processo é uma peça-chave para o desenvolvimento social e econômico de Moçambique. “Com essa transformação, o país espera um avanço na prestação de serviços públicos e no acesso à cidadania digital”, reforça.
Botsuana
O governo de Botsuana procurou o Serpro para uma agenda de apresentação dos serviços de transformação digital da empresa e demonstrou interesse em digitalizar a carteira de motorista do país. Para o time de Negócios da estatal, o assunto está sendo tratado como uma oportunidade do ProID ser adaptado como solução de identificação digital para realidade de trânsito. A expectativa é que em breve as negociações entre o Serpro e Botsuana se concretizem, aumentando a presença da empresa no segmento internacional.
"As expectativas do serviço ProID para o mercado internacional colocam o Serpro como um catalisador para governos e instituições adotarem práticas digitais mais modernas, reduzindo burocracias e melhorando a qualidade dos serviços prestados", aponta Thiago Baere, superintendente de Novos Negócios da estatal. Na avaliação dele, essas novas oportunidades são um passo estratégico que reforça o potencial da tecnologia brasileira no mercado global.
“Com novas soluções para governos, reafirmamos o compromisso de contribuir para a transformação digital de outras nações, alinhando inovação tecnológica a um propósito social. Estamos determinados a expandir essa atuação de forma estruturada, consolidando parcerias e levando nossa expertise a um número crescente de países", acrescenta Rafael Ferreira, gerente de Internacionalização do Serpro.
Sobre o ProID
O ProID registrou um crescimento de mais de 86% no faturamento, passando de R$ 1,282 milhões, em 2023, para R$ 2,394 milhões no ano passado. Atualmente, a solução contabiliza mais de 700 mil carteiras profissionais (CIP) emitidas para diferentes instituições: 47 entidades de classe, conselhos regionais e federais; 17 Procuradorias, Defensorias e Tribunais; oito órgãos públicos; e quatro associações e empresas privadas.
Além de oferecer a possibilidade de emissão de um documento digital mais seguro contra fraudes, o ProID estabelece um novo canal de comunicação direto entre a instituição e seus profissionais registrados. Por meio do aplicativo, o conselho profissional pode enviar notificações e mensagens individualizadas, ou em massa (broadcast). A solução também reduz a burocracia na hora da renovação ou atualização cadastral dos profissionais, facilitando a gestão desses dados.
Em 2023, foi implantado um novo módulo especial para eleições, possibilitando ao cliente a condução dos seus processos internos de votação com a lisura e transparência necessárias, simplificando a gestão de seus processos eleitorais internos de acordo com suas especificidades e de forma segura.
Como contratar?
Ficou interessado em conhecer e contratar a solução? Acesse a página do ProID na Loja Serpro.