Notícia
Transformação Digital nos Municípios
No último dia do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, Serpro participa de painel sobre cooperação, gestão digital e sustentabilidade

No último dia do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), em Brasília, o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, participou de um painel com representantes do governo federal, setor privado e municípios para discutir cooperação, gestão digital e sustentabilidade.
Amorim apresentou o Prefeitura +Digital, um conjunto de soluções para municípios de até 30 mil habitantes, criado a partir da interação do Serpro com prefeituras. “Somos a estatal de inteligência em governo digital, com 60 anos de experiência, sempre gerando resultados, agregando valor à sociedade e fortalecendo o Estado brasileiro”, afirmou o presidente.
De acordo com ele, o Serpro está investindo mais de R$ 50 milhões no programa, oferecendo suas soluções gratuitamente por 24 meses às pequenas prefeituras. “Democratizar o acesso à tecnologia, especialmente nos menores municípios, é uma de nossas prioridades. Mais tecnologia significa mais eficiência para a gestão e mais qualidade de vida para a população”, concluiu Amorim.
Amargosa: exemplo de transformação digital
O prefeito de Amargosa (BA), Getúlio Sampaio, também participante do painel, compartilhou a experiência da cidade na digitalização da administração pública. Desde 2017, o município se tornou pioneiro na Bahia ao atingir 100% de tramitação digital nos processos administrativos, adotar um Plano Digital de Cidade Inteligente e integrar-se ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Amargosa também recebeu um selo de qualidade da Secretaria do Tesouro Nacional e diversos prêmios de gestão. “Já vivemos uma espécie de PAC local, impulsionado pela iniciativa privada, mas foi essencial que o poder público liderasse essa transformação”, afirmou Sampaio.
O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Rodolfo Fücher, destacou as perspectivas do avanço tecnológico. “A próxima década terá um ritmo de desenvolvimento equivalente a um século. Não se trata apenas de uma tecnologia, mas de um conjunto de mudanças que transformarão a sociedade. Quem não se preparar, ficará para trás”, alertou Rodolfo, defendendo a importância do letramento digital e em inteligência artificial.
Encerrando o painel, o secretário nacional de Gestão e Inovação, Roberto Pojo, ressaltou a relevância do intercâmbio de experiências no ENPP. “Os desafios são comuns a todos os municípios. Muitas vezes, é apenas uma questão de escala. As soluções podem ser encontradas em conjunto”, explicou Pojo.
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP)
Realizado entre os dias 11 e 13 de fevereiro, em Brasília (DF), o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas teve como principal objetivo fortalecer o pacto federativo e ampliar a participação dos municípios em programas e ações do governo federal. O encontro foi uma iniciativa da Presidência da República e contou com parceria institucional do Serpro.