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Comunicação
Nova marca ESG reforça a importância da sustentabilidade organizacional

A nova marca ESG, lançada pelo Serpro, surge como consequência do aprimoramento da estratégia de comunicação da estatal, que agora prioriza a divulgação clara e efetiva dos impactos práticos das iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG). Esta ação está alinhada ao Objetivo Estratégico (OE3) da empresa, que visa impulsionar a sustentabilidade ambiental, social e econômico-financeira, beneficiando diretamente 14,3 mil pessoas por meio de ações como a promoção da inclusão digital e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Para alcançar esse objetivo, as ações estão sendo desenvolvidas em parceria entre a Superintendência de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social (Supem) e o Projeto Estratégico Ser ESG, visando reforçar ainda mais a integração e o engajamento de empregados e empregadas com a sustentabilidade organizacional.
Inspiração
O criador da imagem, Rômulo Geraldino, fala da inspiração para a marca e seus simbolismos: um círculo, um sistema, que contém recortes estilizados com as curvas da letra S, que remetem ao Serpro e Sustentabilidade. “Criei a marca pensando numa imagem formatada com conceito orgânico, que simboliza os eixos dos movimentos em prol das boas ações da sustentabilidade, que se completa com a abordagem cromática e se ajusta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Por fim, estruturei a composição em conjunto sustentabilidade/Ser ESG e surgiu o nova imagem”, detalha Rômulo.
A marca privilegia a abordagem de uma mensagem mais clara e concisa, trazendo uma melhoria no entendimento de que as melhores práticas ESG contribuem para equilibrar os impactos ambientais, sociais e de governança organizacional.
Ferramenta poderosa
A gerente do Projeto Ser ESG no Serpro, Valéria Pinto Lemos, comenta que, com a nova marca, a empresa conseguiu resolver um problema que muitas organizações carregam consigo. "Agora conseguimos fazer a ligação entre ESG e Sustentabilidade, sem que os conceitos entrem em conflito, porque na verdade este embate não existe. Na nossa empresa, conseguimos mostrar que ESG é uma ferramenta poderosa para se alcançar a sustentabilidade organizacional”, conta.
“Esperamos ter um aumento da visibilidade e reconhecimento da marca, além de uma maior percepção nas ações que as áreas do Serpro realizam. Estamos divulgando nossas ações de Sustentabilidade para o público externo e esperamos que, em breve, nossos stakeholders também reconheçam a nossa marca e os princípios e valores a ela atrelados, ressalta Valéria.
Para 2025, o trabalho do Projeto Ser ESG está direcionado para obter o nível 3 de maturidade da PR-2030 ABNT. Com esta verificação de maturidade, o Serpro será a primeira organização ESG nível 3 do governo federal.