Notícia
Dia Internacional da Mulher
Mulheres que transformam e se transformam

Na apresentação de trabalhos finais do projeto Mulheres in Tech, a aluna Joselita Souza tomou a palavra e resumiu: “Gente, eu não sabia nem o que era html e já estou programando! E uma empresa me chamou! Sou dev, gente, somos dev!" Ela foi uma das oradoras da empolgada turma de mulheres formada, na última semana de fevereiro de 2025, pela Fly Educação, a partir de patrocínio Serpro ao projeto social, que abriu a turma em outubro de 2024.
O impacto transformador dessa oportunidade foi relatado também pelas colegas, pelas professoras, pelas integrantes da organização sem fins lucrativos. Elas também estiveram em escolas públicas do Recife levando fundamentos básicos de habilidades para convivência e busca de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, as chamadas soft skills, democratizando um conhecimento geralmente reservado à juventude de classe média e alta.
A imagem das mulheres vestindo becas virtuais e apresentando, com propriedade, pitchs sobre uma plataforma para médicas veterinárias, ou um app para localizar locais de descarte consciente ou ainda para organizar a produção de uma rede de costureiras, deu noção de como foi importante participar da iniciativa Serpro.
Ao mesmo tempo em que se formam essas mulheres no Recife, outros três projetos sociais apoiados pelo Programa Agora 2M estão em pleno desenvolvimento.
Iniciativas em andamento
A plataforma Mulheres de Peito desenvolve, no interior da Paraíba, a automatização de um projeto patrocinado pelo Serpro para a expansão de práticas de prevenção ao câncer de mama, que já são realizadas hoje, mas sem um sistema de gerenciamento e comunicação. A iniciativa é de responsabilidade da ONG Mulheres de Peito.
Já em Tocantins, na região do Bico do Papagaio, está sendo desenvolvido plataforma para apoiar a produção de quebradeiras de coco babaçu, proposta por ONG com mais de 30 anos de atuação na região do Bico do Papagaio, a APA-TO. O APP permitirá gestão mais eficiente dos processos produtivos e de comercialização das quebradeiras de coco babaçu, de forma a obter maior controle sobre custos, preços de venda e acesso a mercados.
E em Vitória da Conquista, Bahia, o Instituto BemMaker desenvolve o projeto Conexão Donas Tech, com letramento digital, iniciação audiovisual, programação e robótica educativa dividido em dois ciclos: para mulheres jovens e para adolescentes em vulnerabilidade social.
As três iniciativas têm conclusão prevista para agosto deste ano. O Serpro continuará a oferecer tickets de participação a mulheres negras no decorrer deste ano, além de desenvolver iniciativas em conjunto com a associação de startups Ladies in Tech.
O Serpro também está patrocinando iniciativas para a inclusão de mulheres no mundo de e-Games: está em andamento o Hub Serpro de League of Legends (Hub Serpro LoL), em parceria com a w7m Esports, uma das organizações mais tradicionais do cenário. O projeto fomenta a representatividade, oferecendo mentorias com jogadoras profissionais, capacitação técnica e eventos com premiações exclusivas.
Mulheres na tecnologia, tecnologia para mulheres: são amplos os caminhos que a empresa pretende continuar abrindo para que haja transformação social que impacte concretamente na vida das pessoas.
Agora
O Programa Agora, lançado pelo Serpro em 2023, tem como objetivo promover a inclusão sociodigital de grupos minorizados por meio de investimentos em tecnologia e educação. Dividido em duas frentes, o “Agora 3T” apoia projetos voltados para pessoas trans e travestis, oferecendo capacitação em TI e empreendedorismo digital, enquanto o “Agora 2M” busca incluir mulheres de grupos vulneráveis, como negras, indígenas e quilombolas, no setor tecnológico. O primeiro edital destinou R$ 1 milhão a iniciativas sociais, impactando diversas comunidades. Além disso, em 2024, o Serpro expandiu suas ações com projetos como o Hub Serpro, incentivando a participação feminina nos eSports.
Quer saber mais? Confira reportagem completa sobre as iniciativas apoiadas pelo Serpro, na Revista Tema.