Notícia
Na mídia
Ministra Luciana Santos destaca nuvem do Serpro na estratégia de IA do governo federal
Foto: Luara Baggi/MCTI
A coluna Painel da Folha de São Paulo publicou, nesta sexta-feira, 17 de janeiro, uma matéria com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, sobre a importância da inteligência artificial (IA) para o fortalecimento da gestão pública no Brasil. O Serpro foi citado como parte dos esforços do governo federal em ampliar a capacidade de nuvem para guarda e integração dos dados públicos.
A ministra ressaltou que a regulamentação da IA, em tramitação no Congresso Nacional, permitirá maior autonomia e eficiência na utilização dos dados brasileiros. "Nossa premissa é que a gente tenha mais autonomia nos nossos dados e na nossa capacidade de sistematizá-los", afirmou.
"O Serpro desempenha um papel estratégico nesse cenário com a sua Nuvem de Governo, uma nuvem que garante soberania às informações nacionais e que já é uma referência no setor público para integrar dados de diferentes ministérios e outros entes", complementou o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.
Exemplos práticos
Para Luciana Santos, a IA vai ajudar a integrar os dados de governo e, entre os exemplos práticos citados nesse contexto, está a resposta do governo às enchentes no Rio Grande do Sul, quando a integração de informações, como imagens de satélite, cadastros municipais e dados sociais, possibilitou uma atuação mais ágil e eficaz. Essa experiência reforça a relevância do uso da tecnologia para reduzir desperdícios e aumentar a precisão das políticas públicas.
"Nós precisamos cruzar esse conjunto de dados que as instituições historicamente produzem, de modo a ter uma capacidade de planejamento muito maior no Brasil e de maior acerto de eficiência, de diminuir desperdício", concluiu a ministra.